Câmara do Porto deixa equipamento do Parque da Pasteleira degradado e abandonado

A reconversão da antiga Mata da Pasteleira em Parque Urbano, concluída em 2003, dotou esta zona da cidade duma aprazível área de lazer que serve a zona ocidental da cidade. Junto a um belo lago artificial foi construída um equipamento destinado a ser uma cafetaria de apoio aos utentes do parque. No entanto, desde que foi concluído, esse equipamento nunca chegou a ser utilizado. No passado dia 13 de Março Rui Sá, vereador da CDU na CMP, acompanhado por outros eleitos na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia de Lordelo do Ouro realizou uma visita a este equipamento em avançado estado de degradação.

Durante esta visita Rui Sá constatou que “em 2009, foi criada uma comissão para elaborar uma proposta de reestruturação do parque para torná-lo mais atractivo, passaram mais de dois anos e nada foi feito. O estado de degradação tem continuado a aumentar”. Toda a cafetaria encontra-se actualmente desprovida de vidros e entaipada com placas de madeira.

O edifício chegou a ser concessionado por concurso, em 2004, mas a câmara acabou, após vários desentendimentos, por rescindir o respectivo contrato em 2009, sem que a casa de chá e restaurante alguma vez tivesse aberto as portas (funcionou apenas temporariamente como centro de educação ambiental). Depois disso, o equipamento mergulhou na mais absoluta indefinição e nem as conclusões da comissão entretanto criada chegaram a ter qualquer expressão prática.

Segundo revelou Rui Sá “”Não há nenhuma medida para reabilitar e ocupar o edifício, nem para incentivar a utilização do parque, nenhuma medida de animação que atraia pessoas e, por essa via, aumente a segurança deste espaço. Há muita gente na cidade que nem sabe que isto existe”. Rui Sá declarou ainda que não se pode estar à espera duma futura intervenção do Metro “Mas não podemos pactuar com este adiamento, sob pena de se assistir à degradação completa disto”. Aliás o caso do equipamento da Pasteleira é apenas um exemplo, já que também no Parque da Cidade e no Parque de S. Roque há equipamentos que não estão a ser devidamente aproveitados, não tendo também sido concretizado o salão de chá que Siza Vieira projectou para a Rotunda da Boavista. A CDU, nas próximas reuniões dos orgãos municipais, irá levantar estas questões e pressionar para a rápida resolução deste problema.