O desaparecimento da escultura de José Rodrigues “O Sonho da Humanidade”: assim se desprespeita o que se aprova

 

A CDU – Coligação Democrática Unitária, em 31 de Março de 2009, alertou, no Período de Antes da Ordem do Dia da reunião da Câmara Municipal do Porto, para o facto de ter desaparecido a escultura de José Rodrigues “o Sonho da Humanidade”, evocação de Ferreira de Castro, do local onde foi colocado em Outubro de 1988 – junto à foz do Rio Douro, em frente ao Jardim do Passeio Alegre.

Na altura, e numa prova de alheamento sobre a realidade da Cidade, nenhum dos membros da maioria PSD/CDS soube informar sobre o paradeiro do referido monumento (construído em bronze, com cerca de 6 metros de altura e 3 toneladas de peso), tendo ficado o Vereador Gonçalo Gonçalves (na altura Vereador da Cultura) de averiguar a situação.

Posteriormente veio a saber-se que essa estátua, à revelia do seu Autor, tinha sido retirada pelo IPTM – Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, por força da localização do estaleiro da obra dos molhes.

Segundo se veio então a saber, o compromisso assumido passava pela reabilitação do monumento e pela sua recolocação no local original após a conclusão da obra dos molhes.

Na sequência do alerta feito pela CDU, os responsáveis do IPTM assumiram publicamente que o monumento já estava reabilitado, que tinha estado prevista a sua recolocação em 15 de Março de 2009, que a mesma tinha sido adiada pela falta de uma base de betão (“cuja construção era da responsabilidade do empreiteiro”), pelo que se previa a sua recolocação definitiva para “breve”.

Passado um ano exacto sobre a data da assunção desse compromisso, a verdade é que o monumento ainda não foi recolocado, num lamentável desprezo pela Cidade do Porto e pelo seu património.

Desprezo esse que conta com a conivência da maioria PSD/CDS, que encolhe os ombros, acomodada, ao desaparecimento de um monumento de um dos seus Escultores mais consagrados, dedicado a um dos maiores vultos da literatura portuguesa.

A CDU não se conforma com esta situação, exortando o IPTM e a maioria PSD/CDS na Câmara Municipal do Porto a precederem imediatamente à recolocação deste monumento no seu local original.

Porto, 1 de Abril de 2010

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Cidade do Porto

Print Friendly, PDF & Email
Share