Bonjóia sem transportes públicos

A pedido de moradores, o Eng.º Rui Sá, acompanhado dos Deputados Municipais José Luís Borges Coelho e Artur Ribeiro, bem como de outros eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Campanhã, visitou hoje a zona da Bonjóia para constatar o problema relacionado com a falta de transportes públicos na zona.

De facto, esta zona, apesar d ser habitada por centenas de pessoas, não é servida pela rede de transportes públicos da STCP, cujas carreiras se situam a centenas de metros (estação de Campanhã, Rua de Azevedo ou Corujeira, ainda por cima separadas por arruamentos sem passeios e mal pavimentados, inseguros e/ou com grandes declives (como acontece no acesso à Corujeira).

A única alternativa é assegurada por uma empresa privada de transportes (a VALPI), que na sua linha de ligação de Valongo ao Campo 24 de Agosto, passa pela Rua da Bonjóia.

No entanto, desde o início do mês, a VALPI diminuiu a frequência das carreiras, que apenas passaram a ser três (!) por dia (em cada um dos sentidos), em horários que, manifestamente, não servem a maioria dos moradores, no acesso aos trabalhos e às escolas, nem os idosos nas suas deslocações (designadamente aos postos de saúde) – para além de aos fins-de-semana e aos feriados esta carreira não se realizar, o que priva estes moradores de qualquer transporte público nesses dias.

Acresce que os moradores são obrigados a adquirir bilhetes para acederem às camionetas da VALPI (que variam entre 0,8 e 1,2€); que depois são complementados com a aquisição do passe da STCP para se poderem movimentar na restante rede de transporte público – o que representa um significativo acréscimo de custos para as famílias.

O Eng.º Rui Sá lamentou que a concessionária da rede de transportes públicos da Cidade, paga com o dinheiro dos Portugueses (e, em particular, dos Portuenses), não cubra esta importante parcela do território, sendo essa cobertura assegurada, mas em moldes deficientes, por uma entidade privada – o que prova que é possível a circulação de autocarros na zona (aliás, como referiram os moradores, quando há iniciativas no Palácio da Bonjóia a zona é utilizada por muitos autocarros e quando há acidentes na rua do Freixo as carreiras da STCP são desviadas pela Rua da Bonjóia).

Desse modo, e porque lhe parece inadmissível a manutenção desta situação, o Eng.º Rui Sá comprometeu-se a apresentar, na reunião da Câmara que se vai realizar no próximo dia 8 de Setembro, uma proposta de recomendação da Autarquia à STCP, no sentido de ser analisada a cobertura da zona da Bonjóia por carreiras da STCP. Esta iniciativa juntar-se-á ao abaixo-assinado, já com dezenas de assinaturas, que os moradores estão a promover e que tencionam entregar brevemente ao Provedor do Cliente da STCP.

Porto, 29 de Agosto de 2009

A CDU – Coligação Democrática Unitária da Cidade do Porto