Carros Abandonados: Finalmente Rui Rio cumpre recomendação da CDU

 

Rui Rio e a maioria PSD/CDS vêm agora vangloriar-se de, nos últimos meses, terem retirado da via pública cerca de cinco centenas de viaturas abandonadas.

Atitude meritória, sem dúvida, mas que peca por tardia e por não relatar a verdade dos factos, escamoteando o papel que a CDU teve neste processo.

De facto, no passado dia 4 de Março de 2008 (há quase ano e meio!), o Vereador da CDU apresentou na reunião da Câmara uma proposta relativa à situação das viaturas abandonadas na via pública, em que considerava ser inadmissível a manutenção desta situação [centenas de viaturas abandonadas] numa cidade com tantas carências de estacionamento, situação que causava problemas de insalubridade e sentimentos de insegurança nas populações.

Desse modo, e dado que essa situação se mantinha há anos, sendo sempre referido pelos serviços municipais que o quadro legal existente dificulta o eficaz combate à mesma, a CDU propunha que a Câmara recomendasse ao senhor Vereador do Urbanismo e da Mobilidade que apresentasse, no prazo de 30 dias, um documento que sintetizasse o quadro legal em que o Município pode actuar perante as viaturas abandonadas na via pública, bem como das medidas preconizadas pelos serviços municipais para tornar mais eficaz o combate a esta situação.

Na altura, Rui Rio e a maioria PSD/CDS disseram que a situação era muito complexa, que a culpa era da Lei e que o problema teria de ser resolvido no âmbito da Área Metropolitana do Porto e que já tinham apresentado uma proposta para o efeito. Face a estas considerações, o Vereador da CDU respondeu que o problema tinha de ser encarado de frente, que era inadmissível manter esta situação durante mais tempo e que a Câmara Municipal do Porto teria que actuar com energia para resolver o problema.

Desse modo, a proposta foi votada, tendo sido aprovada com a abstenção de Rui Rio e dos Vereadores da maioria PSD/CDS.

Apesar de não ter cumprido essa recomendação, a verdade é que foi a mesma que, chamando a atenção para um problema grave que afectava a cidade do Porto, levou à adopção das medidas que permitiram, assim, a remoção de centenas de viaturas da via pública.

Por outro lado, no passado dia 7 de Outubro de 2008, na sequência de uma visita que fez ao local, o Vereador da CDU, em reunião da Câmara, denunciou o vergonhoso atentado ambiental e urbanístico que constituía a sucata do Freixo (onde a Câmara acumulava dezenas de viaturas abandonadas), situada à entrada do Porto e junto ao Rio Douro, exigindo a adopção das medidas adequadas ao seu imediato encerramento.

Dez meses passados, esta sucata foi removida, o que demonstra, mais uma vez, a importância do trabalho dos eleitos da CDU, que sempre atentos aos problemas, à sua denúncia e à apresentação de propostas para a sua resolução, conseguem, mesmo em situações de minoria, contribuir para a melhoria da cidade e das condições de vida das suas populações.

Porto, 19 de Agosto de 2009

A CDU – Coligação Democrática Unitária da Cidade do Porto

Print Friendly, PDF & Email
Share