Monte da Lapa é cenário de habitação degradada

No passado dia 11 de Janeiro, Rui Sá, vereador da CDU na CMP, acompanhado doutros eleitos da CDU na freguesia de Cedofeita visitou a zona do Monte da Lapa, onde contactou com as profundas carências dos moradores duma zona onde são evidentes os sintomas duma grande degradação e insalubridade das casas desta zona da cidade.
O Monte da Lapa é um dos antigos “bairros operários” da cidade, que se desenvolveram com a industrialização desta zona no início do séc. XX e que ainda hoje subsistem, com casas muito degradadas e com condições de conforto e salubridade muito baixas. Este local possui no entanto um magnífico miradouro sobre a cidade do Porto e que, devidamente requalificado poderia ser um importante ponto de interesse turístico na cidade.
As pequenas casas do Monte da Lapa têm sido conservadas devido ao permanente esforço dos seus moradores que aqui têm investido o seu dinheiro e trabalho, mas tudo isto tem sido insuficiente para impedir o aumento das infiltrações de humidade nas casas. Mas é a proliferação de ratazanas e de carraças na zona que são a preocupação principal dos moradores nesta zona, que se queixam desta praga que lhes invade as casas.
O vereador comunista Rui Sá mostrou-se sensibilizado com “esta zona histórica da cidade que tem um conjunto muito significativo de problemas”, sugerindo que “devia haver um plano de intervenção para a reabilitação urbana da zona da Lapa que entrasse em linha de consideração o melhoramento da condição de vida destas pessoas”, o que passaria necessariamente pela requalificação do parque habitacional desta zona e pelo aproveitamento turístico do seu magnífico miradouro.
“Tivemos o CRUARB e o plano de intervenção no centro histórico que tinha meios especiais para actuar. A Lapa objectivamente também é um núcleo da cidade que exige um tipo de intervenção agilizado e flexível desse género”, concluiu o vereador Rui Sá.

Print Friendly, PDF & Email
Share