Eleitos da CDU visitam o Bairro do Viso

A CDU visitou em 11 de Janeiro o Bairro do IHRU no Viso, com a participação da deputada do PCP na Assembleia da República Diana Ferreira e de Ilda Figueiredo, Vereadora na Câmara Municipal do Porto, a pedido dos moradores.

A visita foi motivada pelos graves problemas das habitações: infiltrações pelas coberturas que ainda são de amianto, as casas extremamente frias, a envolvente com falta de tratamento, desde a pavimentação de acesso às garagens, os espaços verdes descuidados, os contentores do lixo partidos e a falta de passadeiras e sinalização de segurança para os peões. Os moradores queixam-se de uma alegada incidência anormal de casos de cancro na vizinhança e reivindicam acções concretas para a reabilitação do Bairro.

O IHRU tem várias centenas de habitações neste bairro que em mais de 40 anos nunca viram uma reabilitação profunda por parte dos sucessivos governos.

O IHRU tem na cidade outros bairros em estado semelhante que nunca foram reabilitados, mesmo as rendas tendo tido um aumento muito significativo nos últimos anos. Em muitos casos acima dos 200%.

O grupo parlamentar do PCP não deixará de questionar o ministro da tutela, na audição da especialidade no âmbito do Orçamento de estado, que terá lugar na próxima segunda feira.

Na Câmara Municipal a vereadora Ilda Figueiredo intervirá também no sentido de reivindicar uma reabilitação dos espaços verdes envolvente a estes bairros, bem como medidas para garantir a segurança rodoviária, como maior sinalização e demarcação de passadeiras. A reabilitação da Rua Direita do Viso, que tem sido uma reivindicação da CDU ao longo dos anos, e é imperativo que comece com toda a urgência.

A manhã permitiu visitar o grupo Desportivo do Viso que concorreu ao IPDJ em 2019 a fundos de apoio para a dinamização das modalidades do hóquei em campo, o único clube na Cidade do Porto que tem esta modalidade em todos os escalões incluindo feminino. A equipa feminina é inclusive campeã nacional em sala e em campo.

A associação foi contemplada pelo fundo de dinamização do movimento associativo, que a CDU propôs e conseguiu no Orçamento Municipal, para a reabilitação do pavilhão.

A CDU defende que também o Governo reconheça este trabalho associativo e o papel social junto das camadas mais jovens da envolvente, em que realçamos que a associação não cobra mensalidades aos praticantes de desporto.

Print Friendly, PDF & Email
Share