Deputados do PCP questionam Governo sobre o futuro do Hospital Joaquim Urbano

Os Deputados do PCP eleitos pelo Distrito do Porto, Jorge Machado e Diana Ferreira, reuniram com a Administração do Centro Hospitalar do Porto, do qual o Hospital Joaquim Urbano (HJU) é parte integrante, no sentido de abordar as medidas que estão a ser tomadas para acautelar o encerramento do HJU, previsto acontecer durante o primeiro semestre do próximo ano.

O HJU é uma unidade especializada em doenças infecto-contagiosas e pneumologia, que presta anualmente cerca de 30 mil consultas, estando as suas instalações preparadas com os meios técnicos necessários para responder a este tipo de situações particularmente exigentes. O seu pessoal médico e auxiliar é altamente especializado e conta com uma elevada experiência adquirida nesta área.

Nas instalações actuais do HJU funciona ainda o Centro de Terapêutica Combinada, dirigido a pacientes com necessidades muito especiais do ponto de vista médico e social, que presta um serviço multidisciplinar com valências nas áreas do apoio a toxicodependentes, de tratamento médico e acompanhamento social. Este serviço presta um apoio de cerca de 90 mil tomas diárias. Trata-se de uma experiência inovadora que merece ser ampliada e replicada, mas sobre a qual, no entanto, não existem garantias sobre a manutenção do seu funcionamento a prazo.

Relativamente à dúvida em torno da utilização posterior das instalações do Hospital Joaquim Urbano, os Deputados do PCP viram confirmadas as dúvidas existentes em relação a esta matéria, sobre a qual alegadamente não existem decisões tomadas.

A explicação apresentada para o encerramento do Hospital Joaquim Urbano e a integração da maioria das suas valências no Hospital de Sto. António foi, fundamentalmente, de ordem economicista.

Perante o ponto de situação actual deste processo, os Deputados do PCP irão questionar o Governo acerca do futuro das instalações do Hospital Joaquim Urbano, que se encontra localizada com vistas sobre o Rio Douro, recusando qualquer possível perspectiva de entrega a privados das mesmas, exigindo que as mesmas se mantenham no âmbito no Serviço Nacional de Saúde.

O PCP exigirá ainda garantias do Ministério da Saúde em relação à manutenção do Centro de Terapia Combinada.

17 Novembro de 2014

Print Friendly, PDF & Email
Share