CDU visita associações e propõe concursos para apoios municipais ao movimento associativo

O Vereador da CDU, Pedro Carvalho, acompanhado de outros eleitos na Assembleia Municipal e na freguesia, visitou no dia 6 de Abril a Associação “Praceta Cidade da Praia”, na zona de Aldoar. Esta é uma associação formada pelos moradores da urbanização cooperativa Hazal, dedicando-se a actividades recreativas, desportivas e de manutenção dos espaços comuns da urbanização. Nesta visita a CDU ficou a conhecer as necessidades e preocupações dos moradores nomeadamente no que se refere a obras de reabilitação do rinque desportivo e de arranjo de pavimentos.

O vereador da CDU na Câmara do Porto, salientou a importância do movimento associativo na promoção da cidadania e a necessidade dum novo olhar da autarquia sobre o movimento associativo da cidade após vários anos de desinteresse durante o mandato de Rui Rio. Pedro Carvalho disse que vai pedir a a inscrição duma dotação orçamental de 600 mil euros anuais para o sector, no âmbito do orçamento participativo.

O vereador da CDU na Câmara Municipal do Porto, Pedro Carvalho, explicou que a proposta dos 600 mil euros por ano consistiria na atribuição de verbas após candidaturas, dando o exemplo da variedade das associações da cidade, como a da Lomba, que tem banhos públicos, ou a de S. Vítor com um posto de enfermagem. “Aquilo que queremos de forma central é um novo olhar sobre o movimento associativo”, afirmou Pedro Carvalho, que criticou a forma como estas instituições foram “abandonadas nos últimos 12 anos”.

O vereador da CDU reiterou que devia existir um pelouro específico dentro da autarquia “com a responsabilidade das questões do associativismo”. Assim, a Câmara poderia agir para além da atribuição de verbas, quer através do controlo das rendas quer através das isenções de taxas municipais.

Pedro Carvalho lembrou que a CDU tem levado a cabo um conjunto de audições a associações da cidade, num total de 12 até aqui, para além das outras 12 agremiações que receberam no gabinete. (ver também: https://www.cidadedoporto.pcp.pt/?p=3583).

Desta forma, o objectivo é poder, aquando da discussão do orçamento rectificativo da Câmara no final deste mês ou começo de Maio, levar estas questões ao debate, para “concretizar este programa”.

[cincopa AsPAUnLk21TK]