Abrigo dos Pequeninos: a verdadeira política de natalidade do Governo

A Deputada Paula Baptista, acompanhada por dirigentes e eleitos autárquicos do PCP e da CDU, visitou esta tarde as instalações do antigo Centro Infantil Abrigo dos Pequeninos, encerrado em Julho passado por decisão da Segurança Social.

O Abrigo dos Pequeninos era frequentado por cerca de 90 crianças nas suas valências de creche e jardim de infância e ainda cerca de 100 crianças usufruíam de diversas actividades de aprendizagem, lazer e desportivas.

Este equipamento, cuja propriedade é da Câmara do Porto, encontra-se localizado numa das zonas mais carenciadas da freguesia do Bonfim, na cidade do Porto, e desempenhava um papel muito importante em retirar as crianças da rua e dos cafés para que pudessem crescer num ambiente mais saudável.

Com o seu encerramento, as crianças foram transferidas para uma instituição não pública, com o compromisso da nova mensalidade, de custos substancialmente superiores àqueles até então pagos pelas famílias, ser comparticipada pela Segurança Social a título extraordinário e por apenas um ano lectivo, período que terminará no próximo mês de Julho.

Passados estes meses após o encerramento deste equipamento social, as suas instalações, de uma dimensão e estruturação impressionantes, encontram-se completamente abandonadas e vandalizadas. Portas, fechaduras, cobres, entre outros bens com rentabilidade assegurada, foram furtados. Não aproveitar este edifício de notável dimensão, com óptimas condições estruturais, como certamente poucos estabelecimentos para crianças e jovens têm, é um verdadeiro crime social.

Ora, num momento em que demagógicamente Passos Coelho e Paulo Portas afirmam pretender implementar políticas de promoção da natalidade, temos neste exemplo na cidade do Porto, concelho com um índice de envelhecimento particularmente acentuado, uma clara demonstração dos reais intentos do Governo – destruir serviços públicos e por em causa os direitos sociais.

Na sequência desta visita, os eleitos do PCP e da CDU na Assembleia da República e no Município do Porto vão reclamar do Governo e do Presidente da Câmara a utilização deste edifício para fins sociais, incluindo com valências de creche e jardim de infância.

[cincopa AgNAZjrHJl3F]

Print Friendly, PDF & Email
Share