CDU contacta com moradores do Bairro da Pasteleira

Pedro Carvalho, Vereador e candidato a Presidente da Câmara Municipal do Porto, liderou uma delegação da CDU numa visita ao Bairro da Pasteleira, no passado dia 4 de Agosto, numa acção de contacto com os moradores, associação de moradores e comerciantes e visitantes da Feira.

Este bairro, de 27 Blocos e 608 fogos construídos nos anos 50 do século passado, tem sido completamente esquecido pela coligação PSD/CDS dos últimos mandatos. Não só não foi efectuada mais nenhuma intervenção, apesar da degradação aparente, como também existe passividade da Câmara perante o flagelo social a que o Bairro está sujeito, com elevados índices de desemprego, toxicodependência, ainda por conhecer as verdadeiras proporções.

A CDU dá prioridade à requalificação dos bairros sociais, nomeadamente das áreas envolventes e acessibilidades, como forma de combater a exclusão que estes bairros são votados. Pedro Carvalho expressou o compromisso de se dotar 50% do investimento municipal para este objectivo. Acrescentou que a CDU é a única força política que claramente assume a postura de revogar o regulamento de gestão do parque habitacional do município e defendeu também que os dados sociais e económicos recolhidos pela Domus Social devam ser divulgados ao público e que seja efectuado um relatório anual de diagnóstico social da situação dos bairros, para contribuir para a decisão política ao nível da integração e reinserção social. É urgente a criação de equipas interdisciplinares, de assistentes sociais e profissionais de saúde pública, para fazer acompanhamento social directamente nos bairros. É urgente mudar o Porto, é preciso uma política diferente.

[cincopa AQJAsP74GbKm]