CMP aprova moção da CDU contra o fim do apoio do Ministério da Cultura à Ópera no Coliseu do Porto

O Coliseu do Porto é a única sala de espectáculos da cidade com capacidade de receber grandes encenações de Ópera. Ao longo de 10 anos, mediante um apoio regular do Ministério da Cultura ao Coliseu e ao Círculo Portuenses de Ópera, foi possível produzir 18 grandes encenações que atraíra cerca de 84 000 espectadores. Recentemente o Ministério da Cultura resolveu cortar esse apoio, pondo assim em causa a continuidade deste tipo de espectálos na cidade do Porto. A CDU apresentou uma moção para a CMP protestar contra esta decisão do ministro mas para que a moção pudesse ser aprovada, por imposição de Rui Rio, os termos críticos relativamente ao ministro da Cultura tiveram que ser retirados. Apesar das alterações realizadas, a coligação PSD/PP votou contra o ponto 3 das deliberações da moção. Leia e compare as diferenças:

PROPOSTA DE MOÇÃO (versão Inicial)

Considerando que:

1. Ao longo dos últimos dez anos, o Ministério da Cultura apoiou a produção operática no Porto, através de uma parceria estabelecida entre a Associação de Amigos do Coliseu do Porto e o Círculo Portuense de Ópera;

2. Esse apoio permitiu, ao longo destes 10 anos, a apresentação, no Coliseu do Porto, de 18 Óperas, incluindo títulos tão populares e conhecidos do público como Carmen de Bizet, As Bodas de Fígaro de Mozart, O Trovador de Verdi, Madama Butterfly de Puccini e O Elixir do Amor de Donizetti, que foram aplaudidos por um total de 84.322 pessoas.

3. Recentemente, o Ministro da Cultura anunciou o fim desse apoio, que nos últimos anos era de cerca de 250 mil euros/ano;

4. Este corte impede, objectivamente, a apresentação de Óperas no Porto e no Norte do País (dado que o Coliseu era a única sala que as apresentava com regularidade), privando milhares de pessoas de fruírem, ao vivo, este tipo de expressão cultural;

5. É falacioso considerar que o apoio à produção de Ópera no Porto deve ser feito através da Fundação Casa da Música e do orçamento que lhe é disponibilizado pelo Ministério da Cultura, até porque no plano desta instituição para 2009 (também sufragado pelo representante deste Ministério) não estava prevista a produção de qualquer espectáculo de Ópera, não tendo as instalações da Casa da Música condições para promover este tipo de espectáculos;

6. Esta decisão deixa o Círculo Portuense de Ópera, pela primeira vez e ao fim de 41 anos de actividade, confinado à secção coral, pondo em causa a estabilidade financeira de uma instituição que, durante décadas, contribuiu decisivamente para a divulgação e afirmação deste tipo de expressão cultural;

E tendo ainda em conta que:

1. Recentemente, o Senhor Ministro da Cultura, quando confrontado com esta decisão, proferiu, publicamente, afirmações infelizes relativamente à actividade da Associação dos Amigos do Coliseu do Porto, não só porque não correspondem à verdade mas, também, porque manifestam um profundo desprezo pela actividade que esta colectividade tem vindo a desempenhar para preservar uma das mais importantes e históricas salas de espectáculo do Porto e do País e para proporcionar aos Portuenses, e aos Portugueses em geral, a fruição de inúmeros espectáculos de qualidade – como o prova o facto de, em média, nos últimos anos promover cerca de 160 espectáculos com 280 mil espectadores/ano;

A Câmara Municipal do Porto, reunida em 20 de Janeiro de 2009, delibera:

1.
    1. Manifestar a sua profunda indignação pela decisão do Ministério da Cultura de cortar o apoio que ao longo dos últimos dez anos deu à produção de espectáculos de Ópera no Porto, numa co-produção entre a Associação dos Amigos do Coliseu do Porto e o Círculo Portuense de Ópera;

2. Apelar ao Senhor Ministro da Cultura para reapreciar esta decisão que, a confirmar-se, impede a realização, em 2009, de espectáculos de Ópera no Porto, na única sala do Norte do País que promovia a divulgação deste tipo de expressão cultural;

3. Lamentar as afirmações infelizes do Senhor Ministro da Cultura na apreciação que decidiu fazer sobre a actividade da Associação dos Amigos do Coliseu do Porto – instituição que a Câmara Municipal do Porto considera essencial no panorama cultural da Cidade e cuja actividade merece o maior elogio por parte da autarquia;

4. Enviar cópia desta Moção ao Senhor Primeiro-Ministro, ao Senhor Ministro da Cultura, às direcções dos Grupos Parlamentares na Assembleia da República, à Direcção da Associação dos Amigos do Coliseu do Porto e do Círculo Portuense de Ópera e ao Conselho de Administração da Fundação Casa da Música.

Porto, 19 de Janeiro de 2009

O Vereador da CDU – Coligação Democrática Unitária

(Rui Sá)

PROPOSTA DE MOÇÃO (versão final)

Considerando que:

E tendo ainda em conta que:

1. Recentemente, o Senhor Ministro da Cultura, quando confrontado com esta decisão, proferiu, publicamente, afirmações com as quais não concordamos relativamente à actividade da Associação dos Amigos do Coliseu do Porto, não só porque não correspondem à verdade mas, também, porque manifestam um profundo desconhecimento pela actividade que esta colectividade tem vindo a desempenhar para preservar uma das mais importantes e históricas salas de espectáculo do Porto e do País e para proporcionar aos Portuenses, e aos Portugueses em geral, a fruição de inúmeros espectáculos de qualidade – como o prova o facto de, em média, nos últimos anos promover cerca de 160 espectáculos com 280 mil espectadores/ano;

A Câmara Municipal do Porto, reunida em 20 de Janeiro de 2009, delibera:

1.
    1. Manifestar o seu descontentamento pela decisão do Ministério da Cultura de cortar o apoio que ao longo dos últimos dez anos deu à produção de espectáculos de Ópera no Porto, numa co-produção entre a Associação dos Amigos do Coliseu do Porto e o Círculo Portuense de Ópera;

3. Lamentar as afirmações do Senhor Ministro da Cultura na apreciação que decidiu fazer sobre a actividade da Associação dos Amigos do Coliseu do Porto – Instituição que a Câmara Municipal do Porto considera essencial no panorama cultural da Cidade e cuja actividade merece o maior elogio por parte da autarquia (ponto chumbado pela coligação PSD_PP);

Porto, 19 de Janeiro de 2009

O Vereador da CDU – Coligação Democrática Unitária