Visita CDU à zona da Viela de Lamas (Paranhos)

No dia 15 de Fevereiro o Vereador da CDU, Pedro Carvalho, acompanhado de outros eleitos e activistas da CDU na Assembleia Municipal e na freguesia de Paranhos, realizaram uma visita à Viela de Lamas. Neste arruamento, persiste ainda o antigo núcleo rural de Lamas, uma das antigas aldeias da freguesia de Paranhos e que actualmente se encontra encravado entre os edifícios do Pólo Universitário (Faculdade de Economia, Centro de Inovação UPTEC,..) e a auto-estrada A3.
Na Viela de Lamas as antigas casas rurais e os seu anexos foram transformadas, já nos inícios do século XX, em “ilhas” que ainda hoje continuam habitadas, mas em condições de grande degradação e insalubridade.
Durante a visita os eleitos da CDU puderam constatar a existência de dez agregados familiares que residem em algumas ilhas, cujas casas ameaçam ruína, incluindo algumas que habitam pequenos cubículos anexos no fundo do quintal. A Viela de Lamas é um pequeno arruamento em terra batida e sem saneamento ou escoamento de águas pluviais, levando a que as águas pluviais frequentemente inundem algumas destas habitações. Outra queixa dos moradores é o barulho nocturno permanente produzido por uma empresa proprietária dum espaço situado a 200 metros, que é alugado para eventos e que contrariando a legislação de ruído nocturno, impede o descanso nocturno dos moradores.
A CDU irá levantar o problema e procurará obter soluções na próxima reunião de Câmara.

[cincopa A8DABUMGVAf9]