CDU pede à Câmara do Porto intervenção na zona da Póvoa

O vereador da CDU na Câmara do Porto defendeu hoje a inserção da zona da Póvoa no futuro Plano de Pormenor da avenida Fernão Magalhães, considerando que a área precisa de ser vista como “zona de reabilitação prioritária”.

A zona da Póvoa, na freguesia do Bonfim, que fica entre a rua Santos Pousada e a avenida Fernão Magalhães, “está votada ao abandono”, afirmou Pedro Carvalho, no final de uma visita que fez ao local esta manhã, acompanhado por outros eleitos da CDU na Assembleia Municipal e na freguesia do Bonfim.

“Cada vez que passamos aqui sentimos que as coisas estão piores, mais degradadas”, disse, “estamos num local no miolo da cidade, onde as ruas são estreitas, o saneamento é deficiente e há muitas casas devolutas”, defendendo que “a zona da Póvoa seja incluída no futuro Plano de Pormenor da avenida Fernão Magalhães, porque é preciso não esquecer que nestas artérias [rua e travessa da Póvoa], fora das grandes vias, vivem muitas pessoas”.

O vereador da CDU considerou ser possível “desenvolver esta zona do ponto de vista industrial”, uma vez que ali existem unidades industriais devolutas e abandonadas que podiam ser aproveitadas.

Pedro Carvalho alertou ainda para a existência de ilhas com condições de insalubridade naquela zona da Póvoa, sendo que numa delas “80% das habitações partilham uma casa de banho coletiva, com problemas de saneamento, o que é inadmissível”.

Sobre a problemática das “Ilhas” na cidade o vereador da CDU apelou à Câmara do Porto para que avance com um programa específico para a reabilitação deste tipo de habitação específica que existe na cidade, afirmando que a autarquia “apenas tem um projeto para a ilha municipal da Bela Vista, mas o problema são as outras 700”. “A Câmara do Porto tem aqui responsabilidades, esta realidade não é algo de esotérico e tem de haver uma estratégia, um plano. Vamos pedir ao novo executivo que avance com um plano”, sustentou.

Pedro Carvalho questionou ainda as opções da Câmara nesta matéria, nomeadamente como é que se gastam “milhões de euros” em obras na avenida da Boavista e se “esquece zonas no miolo da cidade”, ou como é que avança um projeto de requalificação da Foz, mesmo admitindo que existem ali problemas a ser resolvidos, “quando há situações muito difíceis” no “Porto escondido”, zonas como a da Póvoa, da Lomba e outras.

[cincopa AUBA9g7FRrhN]

Print Friendly, PDF & Email
Share