Sobre a ligação fluvial Porto-Gaia: CDU exige restabelecimento da ligação que se comprovou necessária
A CDU foi a força política que sempre contestou a suspensão, ocorrida em 2020, da ligação fluvial entre o Porto (Lordelo do Ouro) e V. N. Gaia (Afurada), dado que a mesma sempre assumiu um relevante papel na ligação entre a população das duas margens.
Essa contestação levou a que os eleitos da CDU apresentassem propostas, tanto no Porto como em V. N. Gaia, que, entre outras coisas, recomendavam “a adoção das medidas necessárias para o rápido lançamento do concurso público com vista à seleção de um Operador que assegure essa travessia, integrando-a, preferencialmente, no sistema de transportes públicos” – propostas aprovadas em V. N. Gaia e reprovadas no Porto pelo Grupo Rui Moreira e pelo PSD.
Estas propostas procuravam verbalizar o descontentamento e a luta das populações afetadas, que nunca deixaram de defender a reposição desta ligação.
Face a esta persistente contestação, e em contexto de aproximação da data das eleições autárquicas, a ligação foi restabelecida, sob a égide da Área Metropolitana do Porto, mas apresentada como experimental.
Este período experimental, tal como a CDU sempre afirmou, demonstrou que há procura que justifica o restabelecimento deste serviço de forma definitiva e não apenas para o período da campanha eleitoral.
Lamentavelmente, e apesar desta constatação desde o início da reposição, a empresa TMP (Transporte Metropolitano do Porto) não acautelou, no imediato, a continuidade da ligação enquanto se estabelece quais os moldes em que a mesma funcionará no futuro.
Assim, e passadas as eleições autárquicas, o serviço está novamente suspenso, descredibilizando o projeto (que naturalmente precisa de fiabilidade) e dificultando a vida a todos aqueles que alteraram os seus hábitos passando a utilizar este meio de transporte.
A CDU exige que se faça uma prorrogação do contrato estabelecido aquando da reposição desta travessia, impedindo a sua interrupção, enquanto a TMP estabelece, com urgência, os termos em que a mesma se irá concretizar no futuro, reforçando as condições de conforto.
A CDU considera que, numa solução definitiva, a STCP pode e deve assumir um papel fundamental na sua gestão, na certeza de que uma solução pública terá um desempenho mais eficiente (como se demonstra na comparação da sua operação com a UNIR).
Os eleitos da CDU tudo farão para instar os Municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia a assumirem uma posição ativa para impedirem a nova suspensão desta travessia, bem como para se encontrar uma solução definitiva que ponha como prioridade a prestação de um serviço de qualidade aos cidadãos.
28/10/2025
As organizações concelhias do Porto e de Vila Nova de Gaia da CDU








