A reposição da ligação fluvial Cais do Ouro-Afurada confirma que vale a pena lutar pelos interesses das populações

A CDU – Coligação Democrática Unitária saúda a reposição, embora que tardia, da ligação fluvial entre o Ouro e a Afurada. Esta entrada em funcionamento salienta a justeza da luta travada ao longo dos últimos anos pela CDU e pela população, demonstrando uma vez mais que é possível melhorar a vida das pessoas quando há vontade política.


Desde que a ligação fluvial foi suspensa, em 2020, a CDU levou a cabo diversas iniciativas junto das populações, ampliando a sua voz nas ruas e nas instituições, exigindo a reposição deste serviço fundamental para a mobilidade entre as margens do Douro. Como habitual, a resistência inicial e prolongada do executivo da Câmara do Porto, liderado por Rui Moreira, foi evidente. Em abril de 2023, uma proposta da CDU para a reposição da travessia foi rejeitada na Assembleia Municipal com os votos contra do Movimento Rui Moreira/CDS/IL e do PSD.


No entanto, fruto da persistência da CDU e da pressão popular, a situação começou a mudar. Em maio de 2024, após nova intervenção da CDU na Assembleia Municipal, o Presidente da Câmara reconheceu finalmente a importância da travessia, defendendo a sua inclusão na rede de transporte público. Nesse mês, seguiu-se a apresentação de uma proposta concreta pela vereação da CDU que pugnava pelo avanço da reposição da ligação ao Conselho Metropolitano do Porto, detalhando os passos necessários para a mesma se realizar.
A entrada em funcionamento do serviço representa uma vitória da luta popular e da ação corajosa e determinada da CDU. Embora se saúde este passo importante, não faltará o necessário acompanhamento.


A CDU sublinha que o sucesso duradouro desta ligação depende da sua plena integração na rede pública de transportes metropolitanos, nomeadamente no plano da bilhética. A inclusão imperativa no sistema Andante traz garantias de um serviço acessível e funcional para todos os utentes.


A CDU continuará atenta à evolução deste projeto, defendendo que esta ligação não deve ser um simples projeto-piloto, mas sim uma solução permanente, integrada e articulada com outras travessias fluviais que devem ser promovidas entre as margens do Douro, nos municípios do Porto, de Vila Nova de Gaia e de Gondomar.


Uma vez mais, perante a inércia e resistência a mudanças por parte do atual executivo da Câmara do Porto, a ação determinada da CDU, em articulação com as populações, fez a diferença.

Porto, 02 de Julho de 2025
A CDU – Coligação Democrática Unitária – Cidade do Porto

Share