Bairro S.Vicente de Paulo a caír aos pedaços

No passado dia 17 de Maio o vereador da CDU na Câmara Muunicipal do Porto, Rui Sá, acompanhado de outros eleitos na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia de Campanhã, realizou uma visita ao último bloco que ainda subsiste no Bairro de S. Vicente de Paulo. Nesta visita Rui sá contactou com moradores deste bairro de Campanhã, inteirando-se dos problemas de degradação que afectam os edifícios.Depois da demolição de todas as habitações unifamiliares do bairro, os moradores dos blocos não sabem se, mais cedo ou mais tarde, as suas casas terão o mesmo destino. O terreno desocupado continua devoluto, não sendo, até hoje, conhecido o destino que a câmara lhe pretende dar”.

Ainda há pouco tempo caiu um beiral de cimento, com cerca de cinco quilos de peso e só por acaso não atingiu ninguém. Não sendo o único caso na cidade, até porque dois dias antes a derrocada duma varanda no Bairro das Campinas (Ramalde) tinha provocado vários feridos, este é mais um exemplo da negligência da CMP na conservação destes edíficios, uma vez que o critério de Rui Rio foi a de realizar obras nos sítios com maior visibilidade pública em vez de optar pelos bairros com maiores necessidades.

Na sequência desta visita o Vereador da CDU irá pedir uma avaliação de todos os bairros para identificar potenciais “casos de emergência”. São Vicente de Paulo é uma das prioridades.

Como informou o Vereador da CDU “não está prevista nenhuma obra e achamos que devem ser feitas, assim como devem ser identificadas todas as situações de emergência. Este é, claramente, um casos desses, como serão um conjunto de bairros do Grupo 1 [os mais antigos]”, acrescentando ainda que “a DomusSocial tem gente suficiente para fazer rapidamente uma análise” dos casos mais complicados, evitando novos acidentes