Inaugurado o Centro de Trabalho Guilherme da Costa Carvalho

No dia 23 de Fevereiro, pelas 16h00, foram inauguradas as novas instalações do Centro de Trabalho Guilherme da Costa Carvalho, na Rua do Barão de S. Cosme nº 240. Encerradas desde há algum tempo, devido à necessidade de obras de reabilitação do edifício, foi finalmente reaberto este importante Centro de Trabalho, que se destinará a apoiar a actividade do Partido na zona oriental da cidade do Porto, nomeadamente das organizações do Bonfim e de Campanhã.

Na inauguração, onde estiveram presentes várias dezenas de camaradas e amigos, participaram ainda os familiares de Guilherme da Costa Carvalho, dirigente histórico do Partido durante a clandestinade e cujo nome preside ao novo Centro de Trabalho.

No acto da inauguração, Pedro Carvalho e Akmindo Vieira, em representação da Direcção da Organização da Cidade do Porto do PCP fizeram intervenções onde realçando a importância que esta estrutura terá na actividade regular do Partido, abordaram a actual situação política e as próximas batalhas políticas que o PCP irá travar, onde se destacam as próximas eleições autárquicas.

O camarada Armindo Vieira, membro do Executivo da Direção da Cidade do Porto e responsável pela organização da freguesia de Campanhã deu as boas-vindas a todos os presentes, chamou a atenção para a importância que este espaço vai ter na organização e no trabalho do Partido, nomeadamente nas freguesias de Campanhã e do Bonfim e sublinhou que há agora ainda mais e melhores condições para o reforço do PCP e para organizar a luta contra as políticas de direita das troikas nacional e estrangeira. Rematou dizendo:- esta é a casa dos comunistas e por isso esta é, também, a nossa casa.

Por sua vez o camarada Pedro Carvalho, vereador da CDU na Câmara do Porto, referiu o imenso rol de malfeitorias do governo PSD/CDS, designadamente a retirada de importantes direitos aos trabalhadores, a política de cortes nas pensões e reformas, de cortes na Saúde, na Educação, na Segurança Social, a entrega de empresas estratégicas ao capital privado e a destruição do Estado Social. A seguir elencou algumas das políticas de direita da coligação PSD/CDS que governa a cidade e sublinhou, nomeadamente, o que se passa na habitação social, prometendo um vigoroso combate dos comunistas e da população do Porto ao Regulamento Municipal que a direita quer fazer aprovar na Assembleia Municipal sem discussão pública e que porá em causa a estabilidade familiar e o direito constitucional a uma habitação digna. Terminou a sua intervenção referindo que somos o Partido da esperança, da confiança e do futuro.

Guilherme da Costa Carvalho (1921 – 1973) Apontamento biográfico

Guilherme Carvalho

Guilherme da Costa Carvalho foi um comunista, um destacado militante do PCP, a quem dedicou toda a sua vida. Embora fosse então estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e a fortuna de seu pai lhe pudesse garantir que vivesse com todas as comodidades, Guilherme da Costa Carvalho trocou essa vida pela dura vida de funcionário do PCP, conhecendo a deportação para o Campo de Concentração do Tarrafal e outras prisões fascistas, sofrendo um total de 16 anos e meio de encarceramento. Foi um dos participantes na fuga do Forte de Peniche, juntamente com Álvaro Cunhal e outros camaradas. Novamente preso posteriormente, só foi libertado pela PIDE quando esta verificou que, devido a uma doença avançada, a sua vida em breve terminaria.

Guilherme da Costa Carvalho foi um exemplo de militante do PCP a cujos ideais, e ao serviço do povo português, dedicou toda a sua vida, desde a juventude.

[cincopa AEKAEHLI6yRy]

Print Friendly, PDF & Email
Share