CDU defende medidas para garantir o futuro das creches da U.F de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória

A CDU teve conhecimento de que não estão a ser admitidas novas inscrições para o próximo ano lectivo para a Creche de Sant’ana e Santa Maria na freguesia da Vitória, gerido pela Junta da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.

Esta situação indica a intenção do encerramento deste equipamento social, já um dos poucos existentes nas freguesias do Centro Histórico, dado que maioria dos equipamentos sociais que existiam foram encerrando ao longo da última década. Esta situação a par do conjunto de dificuldades que esta população está a atravessar, como o aumento de rendas, despejos e encerramento de serviços, agrava as condições da população e contribui para o afastamento dos moradores do Centro Histórico.

Permanecem também incertezas quanto à Creche o Miminho, equipamento gerido também pela mesma União de Freguesias.

A defesa destes equipamentos sociais é determinante e devem ser assegurados urgentemente pela entidade competente, a Segurança Social, assumindo a gestão do equipamento, os seus funcionários e a responsabilidade pela manutenção do edifício.

O grupo parlamentar do PCP, apresentou já em 2015, no anterior mandato, um projecto de lei a recomendar que a Segurança Social assuma os equipamentos desta União de Freguesias, que foi chumbado por PSD e CDS-PP.

Dado os riscos de encerramento destes equipamentos, o PCP voltará a apresentar este projecto de lei, que a ser votado como o anterior terá todas condições para ser aprovado.

Hoje dia da criança não bastam declarações de princípios, são necessárias medidas concretas que vão de encontro às necessidades das famílias e por sua vez das crianças!

Print Friendly, PDF & Email
Share