Sobre a ordem de despejo do pavilhão pré-fabricado do Centro Social, Desportivo e Cultural do Bairro das Campinas.

Uma delegação da CDU visitou o Centro Social, Desportivo e Cultural do Bairro das Campinas, em que esteve presente a vereadora Ilda Figueiredo e Ana Magalhães, eleita da CDU na Assembleia de Freguesia de Ramalde.

Foi possível apurar durante a visita que existe uma ordem de despejo do pavilhão pré-fabricado sito no Bairro das Campinas, com data limite até ao dia 31 de Março.

O objetivo será demolir as instalações que, embora precárias, são as únicas que existem num bairro social onde vivem cerca de 4000 pessoas, com grande percentagem de idosos que utilizam estas instalações para a ocupação dos seus tempos livres.

De notar que as instalações incluem também um ringue onde a população pratica desportos ao fim de semana, sala e equipamentos de aprendizagem de boxe, desporto em que o Centro Social, Desportivo e Cultural das Campinas tem o campeão regional e nacional da modalidade.

Registe-se que esta coletividade, ao longo dos seus cerca de 40 anos de existência, teve atletas em diversas modalidades que ganharam os mais variados prémios, como se pode ver nas inúmeras taças que fazem parte do espólio do Centro.

Lamentavelmente, há diversos anos que a coletividade não recebe apoios da Câmara Municipal do Porto nem da Junta de Freguesia, o que tem dificultado a sua atividade, nos mais diversos planos.

A CDU entregou já um requerimento na Câmara Municipal, no sentido de recomendar que se promova o diálogo, que se anule a ordem de despejo, crie apoios, designadamente técnicos, à instituição e que se melhore as condições de funcionamento aos mais diversos níveis, incluindo no apoio às pessoas idosas, aos jovens e aos moradores em geral.