O lugar de Azevedo de Campanhã continua esquecido

Ao longo do dia 29 de Dezembro, a Deputada do PCP na Assembleia da República Diana Ferreira, acompanhada por dirigentes do PCP e eleitos da CDU, realizou um conjunto de contactos com instituições e organizações sediadas no lugar de Azevedo, na freguesia de Campanhã, no sentido de contactar com a realidade social específica desta zona localizada na parte oriental da cidade do Porto. A delegação do PCP reuniu/visitou com o Projecto ARRIMO, a Obra Diocesana – Centro Social do Lagarteiro e a Extensão de Azevedo do Centro de Saúde de Campanhã.

O PCP recorda que em finais de 2013 levou a cabo um conjunto de visitas em Azevedo, momento em apresentou publicamente um conjunto de propostas específicas para esta zona da cidade do Porto. Infelizmente, em grande parte os problemas então identificados ainda persistem.

Nesta visita por Azevedo, a delegação do PCP visitou também a Unidade de Saúde de Azevedo, com a necessidade de uma intervenção estrutural no edifício, assim como a manutenção dos serviços de saúde à população no mesmo local, devido a uma população idosa com baixos recursos, com rendimentos de pensões e reformas muito baixos.

O PCP considera a manutenção e o reforço dos serviços e programas públicos e existentes fundamentais para a população da zona de Azevedo, que tem sido esquecida e marginalizada, pelo que implicam o envolvimento das administrações locais e centrais. Por um lado, a prioridade para a freguesia de Campanhã tem sido um desígnio repetido por Rui Moreira, mas sem tradução expressiva nas políticas municipais. Sucessivos governos do PS e do PSD/CDS também optaram por desinvestir em serviços públicos essenciais e descuidar o desenvolvimento social que esta zona tanto necessita.

Ler aqui o texto integral da conferência de imprensa: CI Visita a Azevedo de Campanhã

Print Friendly, PDF & Email
Share