Ilda Figueiredo desafia Rui Moreira a juntar-se à CDU numa visita ao Centro Histórico para constatar a persistência de dezenas de casas da Câmara vazias

A CDU realizou hoje, dia 2 de abril, uma visita pública ao Centro Histórico do Porto na qual participaram Ilda Figueiredo, candidata à presidência da Câmara, Rui Sá, 1º candidato à Assembleia Municipal, Pedro Carvalho, Vereador, e Carlos Sá, membro da Assembleia da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória.

Nos contactos realizados com a população e comerciantes foi possível constatar a sangria de população que se tem feito sentir com particular gravidade nesta zona do Porto. Foram diversos os relatos de moradores vítimas de tentativas de imposição de preços especulativos de rendas, assim como os exemplos de famílias que foram autenticamente expulsas para concelhos vizinhos.

Os candidatos e eleitos da CDU foram confrontados com a existência de dezenas de casas que são propriedade da Câmara do Porto, mas que estão desocupadas, apesar de muitas estarem reabilitadas, sem que haja qualquer explicação para isso.

Para Ilda Figueiredo “a continuar assim, qualquer dia o Porto transforma-se numa Disneylândia”. Para a candidata da CDU à presidência da Câmara do Porto “é inaceitável que a autarquia não use todas as ferramentas que tem ao seu dispor para travar a sangria de população e para colocar equilíbrio na pressão especulativa que o Turismo tem gerado”. “É inadmissível que a Câmara seja proprietária de dezenas de casas no Centro Histórico, muitas das quais em boas condições, e que estas simplesmente estejam desocupadas, quando há tantos portuenses a serem empurrados para fora do Porto”.

A candidata da CDU desafiou Rui Moreira “Convidamos Rui Moreira participar numa visita com a CDU ao Centro Histórico. Dessa forma poderia constatar que continuam a existir dezenas de casas da Câmara que estão vazias e ficar a conhecer a realidade do Porto que não vem nos postais nem nas capas das revistas”.

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Cidade do Porto