CDU apresenta Ilda Figueiredo como candidata à Presidência da Câmara do Porto e Rui Sá como primeiro candidato à Assembleia Municipal

No próximo dia 3 de Fevereiro, a CDU – Coligação Democrática Unitária vai realizar a cerimónia de apresentação pública da sua candidatura aos órgãos municipais do Porto. A iniciativa contará com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e terá lugar pelas 18h no edifício Paços do Concelho do Porto.

Ilda Figueiredo é a candidata à presidência da Câmara Municipal. Economista e professora, foi Deputada à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu, foi eleita nas assembleias municipais do Porto e Vila Nova de Gaia, e na Assembleia Metropolitana do Porto. Foi Vereadora nas câmaras do Porto, onde exerceu o Pelouro da Saúde e Sanidade e pertenceu ao Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, e Vila Nova de Gaia. Atualmente é Vereadora na Câmara de Viana do Castelo. É Presidente da Direção do Conselho Português para a Paz e Cooperação. É autora de vários livros de poesia e de temáticas como a integração capitalista da União Europeia e Educação. Integra o Comité Central e a DORP do PCP.

Rui Sá é o primeiro candidato à Assembleia Municipal. Engenheiro, foi presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Infante D. Henrique e representante eleito pelos Estudantes de Engenharia Mecânica no Conselho Pedagógico da FEUP. Integrou a Assembleia Municipal do Porto e a Assembleia Metropolitana do Porto, tendo sido seu Vice-Presidente. Foi Vereador da Câmara do Porto e exerceu a presidência dos conselhos de administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento do Porto e da Associação Porto Digital. Representou o Município do Porto no Conselho de Administração da LIPOR. Integra o Conselho Municipal do Ambiente e a Comissão Toponímia do Porto. Recebeu a Medalha de Mérito Grau Ouro da Cidade do Porto. È membro da Direção da Organização da Cidade do Porto do PCP.

A candidatura da CDU protagoniza um projeto de esquerda para o Porto, assente nos valores de Abril, nas práticas de Trabalho, Honestidade e Competência. A CDU parte para esta batalha eleitoral com um vasto património de intervenção na cidade do Porto caracterizado por uma intervenção sem paralelo ao serviço das populações e com provas dadas de dedicação em prol de uma cidade mais justa.

Sendo a única força de oposição consequente na Câmara Municipal durante o atual mandato autárquico, fazendo a diferença pela suas propostas e pelo combate a medidas gravosas, a CDU afirma-se como a alternativa que a cidade do Porto precisa.

Porto, 26 de janeiro de 2017

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Cidade do Porto