Sobre o falecimento do Escultor José Rodrigues

Faleceu hoje no Porto, com 79 anos, o Escultor José Rodrigues.

Nascido em Luanda, foi no Porto que realizou a sua formação académica e desenvolveu a sua actividade artística, cultural e cívica.

Integrou, com Ângelo de Sousa, Armando Alves e Jorge Pinheiro, o “Grupo dos 4 Vintes”, que marcou indelevelmente o mundo das Artes Plásticas, pela excepcional qualidade das obras que, como pintores ou escultores, criaram, pela projecção nacional e internacional que alcançaram, bem como pela sua vinculação aos valores democráticos.

José Rodrigues, que tem uma multifacetada e criativa obra, largamente representada, designadamente em espaços públicos, foi sempre um participante activo na vida cultural, tendo sido fundador da Cooperativa Árvore, da Fábrica Social, e de múltiplas iniciativas como as centradas em Vila Nova de Cerveira.

Personalidade humanamente rica e solidária, foi um lutador pela liberdade e a emancipação social, contra o colonialismo e pela Paz, defendeu sempre as conquistas de Abril.

Foi membro da Assembleia Municipal do Porto, como independente, indicado pelo PCP. Foi ainda presença regular em várias edições da Bienal de Artes Plásticas da festa do Avante! e, entre outros, foi autor da medalha evocativa do 85º aniversário do PCP.

A DORP do PCP manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de José Rodrigues.

Porto, 10 de Setembro de 2016

O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP

Print Friendly, PDF & Email
Share