Processo de encerramento gradual da Escola Infante D. Henrique prossegue a ritmo acelerado

Novas inscrições continuam suspensas e cantina foi encerrada

A Escola Secundária Infante D. Henrique é uma das mais antigas e emblemáticas escolas do Porto, com um longo historial de serviço à cidade e às suas populações.

No inicio do ano lectivo passado, tiveram lugar várias manifestações públicas e institucionais de protesto contra a forma como o Ministério da Educação tem vindo a conduzir a gestão deste estabelecimento do ensino, que contaram com a arrogância da coligação PSD/CDS.

No corrente ano lectivo, mais uma vez, não foi autorizada a abertura de turmas/cursos profissionais, apesar da capacidade instalada para o poder fazer e de outras escolas do Porto que leccionam cursos das mesmas áreas, nomeadamente a Escola Fontes Pereira de Melo, contarem com alunos em excesso.

A Escola Infante D. Henrique, não apenas continua a ver “por um canudo” a realização das prometidas obras de requalificação, como é vítima de sucessivos cortes no financiamento e na oferta formativa (só em 2012/2013 a redução foi de 13 para 5 cursos profissionais), o que «empurra» esta escola para uma situação de redução drástica de número de alunos e para um cenário de possível encerramento. Os facto confirmam que esta tem sido a intenção clara do Ministério da Educação de há uns anos a esta parte.

Segundo chegou ao conhecimento do PCP, foi agora determinado o encerramento da cantina da escola, consubstanciando mais um golpe no normal funcionamento deste estabelecimento e demonstrando a pertinência dos alertas acerca do processo de encerramento gradual que tem vindo a ser levado a cabo.

Na opinião do PCP, a Escola Secundária Infante D. Henrique apresenta as condições técnicas e humanas para ministrar o ensino profissional e, na zona da cidade na qual se insere, poderia cumprir um papel muito importante na formação de jovens e adultos e na dinamização da economia local.

Neste sentido, o PCP manifesta a sua profunda inquietação perante o processo em curso de esvaziamento gradual da Escola Secundária Infante D. Henrique, evidente na redução da oferta formativa, na suspensão da inscrição de novos alunos, no encerramento de serviços e na ausência de obras de requalificação.

O PCP reclama que se clarifiquem as intenções do Ministério da Educação em relação à Escola Secundária Infante D. Henrique, manifestando a sua oposição a qualquer tentativa de encerramento deste estabelecimento de ensino.

O PCP exige que as entidades competentes tomem desde já todas as diligências ao seu alcance no sentido do aproveitamento cabal, ao serviço dos alunos e da cidade, das enormes potencialidades que este estabelecimento de ensino possuí, no quadro da rede pública de ensino.

Porto, 21 de Outubro de 2015
A Direcção da Organização da Cidade do Porto do PCP

Ler também; 20.09.2014 PCP questiona Governo sobre a Escola Infante D. Henrique

04.11.2014 Moção da CDU sobre a Escola Infante D. Henrique

Print Friendly, PDF & Email
Share