CDU quer estratégia de reabilitação que dinamize Parque da Pasteleira

O vereador da CDU na Câmara do Porto, Pedro Carvalho, acompanhado de outros eleitos da CDU na Assembleia Municipal e na freguesia de Lordelo do Ouro visitaram durante o dia 18 de Outubro o Parque Municipal da Pasteleira.

Durante a visita os eleitos da CDU no município do Porto e na freguesia de Lordelo do Ouro constataram que os equipamentos que deveriam servir para dinamizar a fruição do parque se encontravam fechados e abandonados. É nomeadamente o caso do espaço junto ao lago que deveria servir de cafetaria e esplanada que se encontra fechado há anos e a degradar-se. O edifício chegou a ser concessionado por concurso, em 2004, mas a câmara acabou, após vários desentendimentos, por rescindir o respectivo contrato em 2009, sem que a casa de chá e restaurante alguma vez tivesse aberto as portas (funcionou apenas temporariamente como centro de educação ambiental). Depois disso, o equipamento mergulhou na mais absoluta indefinição e nem as conclusões da comissão entretanto criada chegaram a ter qualquer expressão prática. Em 2011 a CDU alertou para esta situação (https://www.cidadedoporto.pcp.pt/?p=800) mas a Câmara, na altura presidida por Rui Rio, nada fez.

O Parque da Pasteleira necessita assim de uma estratégia de reabilitação com eventos permanentes que dinamizem o Parque da Pasteleira, cujos equipamentos de apoio “estão abandonados”. Para os eleitos da CDU, passados estes anos todos, e independentemente de haver algumas iniciativas esporádicas no parque, estes equipamentos estão a necessitar de um investimento de reabilitação que também só faz sentido se houver uma estratégia de dinamização que passe pela realização de eventos permanentes. Além da cafetaria do Parque da Pasteleira, que poderia ser um elemento !âncora” do espaço, estar “completamente degradada e abandonada, existem ainda outros equipamentos fechados e degradados como o parque infantil e o Centro de Educação Ambiental.

Os eleitos da CDU entendem que a Câmara tem no parque da Pasteleira uma palavra importante” pelo que deve criar estratégias de dinamização do ponto de vista de eventos de atractividade e dos equipamentos que estão ao serviço das populações, para que os espaços possam ser usufruídos e não fiquem abandonados. Nesse sentido irá levar estas preocupações à próxima reunião de Câmara.

Print Friendly, PDF & Email
Share