Sobre o Coliseu do Porto

Face a solicitações de órgãos de comunicação social para que a DORP do PCP se pronunciasse relativamente à situação do Coliseu do Porto e, em concreto, à questão da remuneração do presidente da Associação de Amigos do Coliseu, entendemos tornar público que:
1. O Coliseu do Porto continua a ser uma referência Cultural da cidade e da região, apesar de não ter da parte do Governo (actual e anteriores) o reconhecimento e o apoio que se justificaria;
2. Sendo do conhecimento público a situação financeira difícil em que se encontra, entendemos que a questão principal a discutir é a viabilidade futura do Coliseu e qual o papel do Governo, das autarquias, do Conselho Metropolitano e da Região na sua viabilização, bem como a articulação deste espaço com outros (Casa da Música, Teatro Nacional São João, Serralves, rede de Museus e outros espaços Municipais) como forma de garantir uma oferta cultural diversificada à região;
3. Centrar a discussão na remuneração do presidente ou achar que se resolve o problema do Coliseu do Porto com a “profissionalização” da gestão é iludir a realidade.
4. A DORP do PCP entende que o Primeiro Ministro – que se afirma responsável pela Cultura no Conselho de Ministros – não pode deixar de se pronunciar sobre o assunto dado o seu relevo.
5. Por fim, assinalamos que a escassa vida cultural ao longo do ano contrasta com o empenho e dedicação dos trabalhadores da cultura e das Associações que lutam pela sua subsistência e sobrevivem com o esforço e a vontade dos seus associados e, por vezes, da população que acarinha as suas actividades culturais.
Porto, 5 de Fevereiro de 2015
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP