CDU visita zona esquecida em Contumil

O vereador da CDU na Câmara do Porto, acompanhado de outros eleitos da CDU na assembleia municipal e na freguesia de Campanhã, visitaram no dia 1 de Fevereiro a zona da Rua da Presa, no lugar de Contumil, na freguesia de Campanhã. Esta zona é um antigo núcleo rural que ainda sobrevive integrada no tecido urbano de Campanhã onde coexistem arruamentos de acesso, novos ou requalificados, com um “miolo” habitacional antigo muito degradado.
A visita realizou-se para os eleitos da CDU constatarem no local diversos problemas que tinham sido referenciados por moradores da zona. A principal queixa era a existência dum lavadouro cuja saída está obstruída, resultando num charco de água estagnada com os consequentes maus cheiros e atracção de mosquitos e outros insectos, que criam um foco de insalubridade nesta zona. Apesar dos sucessivos pedidos dos moradores, a empresa municipal Águas do Porto nunca chegou a limpar e a reparar este equipamento.
Durante esta visita a Contumil, os eleitos da CDU constataram ainda o estado de completa degradação nos arruamentos do caminho pedonal que, por baixo da Via de Cintura (VCI), faz a ligação entre o Centro Comercial Dolce Vita e o Bairro Machado Vaz, reclamando uma intervenção municipal urgente na requalificação deste arruamento e da iluminação pública.
Para o vereador da CDU, Pedro Carvalho, “há muitos anos que esta é uma zona relativamente abandonada de Campanhã, no enquadramento entre o antigo bairro S. João de Deus e o Estádio do Dragão”. Desde o final de 2005, quando no Plano Director Municipal (PDM) foi para ali estabelecida uma unidade operacional de planeamento, que a CDU vem defendendo a reabilitação e enquadramento daquela zona, reivindicação que viria a ser reiterada em 2009, quando se começou a perspectivar a linha de metro para Gondomar nesta zona.
No entanto para os eleitos da CDU o balanço destes dez anos é negativo. Passados mais de 10 anos, a verdade é que a linha de metro foi feita, foram feitos arruamentos que ligam S. João de Deus directamente ao Estádio do Dragão, mas todo o miolo da zona ficou abandonado e esquecido. A este facto, acresce o problema muito grave causado pelas infiltrações de águas pluviais em muitas casas, nomeadamente desde que foram feitas as obras de construção das vias de acesso à estação do Metro.
Os eleitos da CDU defendem que, agora que vai ser constituída uma área de reabilitação urbana para a zona de Campanhã é importante que se pegue nos planos de pormenor que ainda estão no PDM e se tente encontrar respostas integradas para a reabilitação destes núcleos habitacionais abandonados e que precisam de ser integrados na malha urbana”.A CDU defende que, já que até existe um plano de pormenor para esta zona, a Câmara do Porto tem que proceder a uma intervenção que requalifique também estes núcleos habitacionais nas áreas adjacentes às vias de acesso que foram feitos, nomeadamente de ligação do Estádio do Dragão à zona da Nau Vitória e à envolvente da linha do Metro.

[cincopa AYPAnTc5QqZh]