Freguesias do Centro do Porto: Coligação Rui Moreira/CDS/PS continua a dar sinais contradições internas

 

Contas da União de Freguesias de Cedofeita, Sto. Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau, e Vitória reprovadas!

As contas do último trimestre de 2013, apresentadas pela União de Freguesias de Cedofeita, Sto. Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau, e Vitória, liderada por António Fonseca da coligação Rui Moreira/CDS/PS, foram reprovadas pela respectiva Assembleia na passada sexta feira.

Esta reprovação contou com os votos dos eleitos da CDU, que justificaram a sua posição com os seguintes argumentos principais:

  • Sérias dúvidas, não esclarecidas por António Fonseca, sobre os saldos reais que transitaram das anteriores freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória, extintas em finais do ano passado;

  • Não cumprimento de todas as obrigações legais aplicáveis (Lei 81/2013);

  • Erros e omissões graves em documentação de suporte;

  • Discordância sobre despesas feitas.

Neste último aspecto, em que avultam os 6000 euros mensais gastos só em estudos, pareceres e consultoria, a CDU considera de extrema gravidade o facto de o presidente da Junta de Freguesia ter sido forçado a confessar pagamentos a um “colaborador externo”, sem existência de qualquer contrato, chegando ao cúmulo de se recusar a dizer quais os montantes envolvidos.

Que serviços prestou tal “colaborador”? Com que custos para os cofres da União de Freguesias? E o que pretende esconder António Fonseca com tal secretismo?

Entretanto, fieis aos compromissos assumidos publicamente, os eleitos da CDU na Assembleia da União de Freguesias de Cedofeita, Sto. Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória, em conjunto com outros membros da mesma, subscreveram 2 requerimentos a exigir a realização de reuniões extraordinárias daquela Assembleia para debate e tomada de decisões sobre:

  • Anunciada utilização do edifício sede da União de Freguesias para futura instalação de uma esquadra da PSP.

  • Anunciado encerramento de creches, centros de dia, ATL e apoio domiciliário.

Porto, 11 de Maio de 2014

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Cidade do Porto

 

Print Friendly, PDF & Email
Share