CDU critica abandono de património do vale de Massarelos

O vereador da CDU da Câmara do Porto critica o “abandono e degradação” do património cultural e natural do vale de Massarelos, defendendo um investimento municipal prioritário para esta e outras zonas esquecidas da cidade

“Toda esta zona, da Rua dos Moinhos até ao Campo do Rou está ao abandono, com casas devolutas, algumas até já alvo de derrocada, fontanários e lavadouros degradados, lixo, vegetação e um número muito grande de sem-abrigo em casas improvisadas”, descreve o vereador da CDU Pedro Carvalho, que no dia 2 de Março fez uma visita ao local, situado nas proximidades da Rua D. Pedro V.

O vereador da CDU alertou ainda que a área em causa inclui os Caminhos do Romântico, alvo de uma “semi-requalificação” no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, com “mais de 700 mil euros” investidos, para que actualmente continue “tudo degradado”.

“Queremos que o investimento municipal, independentemente de outras fontes de financiamento, dê prioridade a zonas como esta”, afirmou Pedro Carvalho, avançando com intervenções e “planos estratégicos de reabilitação destas áreas” esquecidas, onde ainda persiste “um Porto do século XIX”, para criar condições para ter uma cidade do século XXI.

“Este é também um Porto histórico, onde ainda vivem pessoas que dão identidade à cidade. É uma zona com mais valias do ponto de vista cultural, natural e habitacional e que está esquecida”, lamentou Pedro Carvalho, que criticou que se gastem “tantos milhares de euros a reabilitar determinadas áreas, como a Avenida da Boavista” enquanto se deixam outras ao abandono.

Por isso, explica, a CDU tem vindo a “lembrar o Porto esquecido”, assinalando, em cada freguesia, “zonas da cidade que podiam ter uma importante valorização”.

Print Friendly, PDF & Email
Share