Aprovada por unanimidade proposta da CDU para manutenção e conservação das pontes do Porto

Apesar dum dos ícones turísticos do Porto serem as suas pontes em ferro, como a Ponmte de D. Maria Pia, inaugurada em 1877 , ou a Ponte de D. Luiz I, inaugurada em 1886, o o seu estado de conservação é preocupante. O estado de abandono e de falta de conservação da Ponte D. Maria Pia, um Monumento Nacional com 136 anos e que, desde que deixou de ter circulação ferroviária em 1991, foi apenas objeto de uma pintura geral, realizada no ano de 2009.

O tabuleiro inferior da Ponte de D. Luiz I, cuja tutela continua no âmbito das Estradas de Portugal necessita de obras de manutenção e de reabilitação e recomendou a necessidade de se proceder a diversas intervenções de reparação, nomeadamente ao nível do pavimento na zona com calçada, nas juntas de dilatação e também de pintura de vigas e guarda-corpos.

Mesmo a ponte mais recente, a Infante D. Henrique, permanece numa situação de total indefinição e completa desresponsabilização das empresas diretamente tuteladas pelo Governo no que se refere à sua conservação e manutenção.

Nesse sentido e por proposta da CDU, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade uma proposta de recomendação no sentido de solicitar ao Governo, Estradas de Portugal e REFER que assumam as suas responsabilidades no sentido de assegurar a conservação destas estruturas.

Ler aqui: Proposta Pontes24Julho

Print Friendly, PDF & Email
Share