Comemorações do 92º Aniversário do PCP no Porto

Num comício realizado no sábado, que encheu por completo o Fórum da Maia, a Organização Regional do Porto do PCP comemorou o 92.º aniversário do Partido. As largas centenas de pessoas presentes tiveram a oportunidade de ver um filme sobre a vida e obra de Álvaro Cunhal e assistir a um emocionante momento musical com a Orquestra Ligeira de S. Pedro da Cova e o Coro dirigido por Guilhermino Monteiro.

Depois da intervenção da JCP, Jaime Toga, da Comissão Política, lembrou que «ao longo dos últimos anos fomos dizendo que o País estava em crise, mas que essa crise era muito mais profunda na região. Hoje, com a intensificação da política de direita e com a aplicação do pacto de agressão, a situação económica e social degradou-se ainda mais». Em seguida, o responsável pela Organização Regional do Porto denunciou – recorrendo a exemplos concretos – a forma como a política de direita tem prejudicado o distrito do Porto e o País: desde os 908 milhões de euros do QREN destinados à região Norte que ficaram por utilizar devido às opções políticas do Governo, ao Centro Materno Infantil do Porto que agora se encontra ameaçado pelo Governo, não faltaram exemplos do que de mal tem acontecido na região.

O Secretário-geral do PCP, que interveio de seguida, retratou a «realidade brutal» do País que, garante, «não pode ser iludida por mais inventados sucessos que o Governo anuncie». Concluindo que «o País não aguenta mais», Jerónimo de Sousa reafirmou que urge pôr «um ponto final neste Governo e nesta política», rejeitando o pacto de agressão e não aplicando-lhe «medidas de cosmética», de que o pedido de uma «mini-renegociação envergonhada de uma pequena parte da dívida europeia», feito pelo Governo, é exemplo.

Almoço comemorativo reúne três centenas de militantes no Porto

Ceraca de três centenas de militantes do PCP da cidade do Porto participaram num almoço comemorativo que se realizou no dia 3 de Março. Esta iniciativa contou com a presença de Albano Nunes, do Secretariado do Comité Central, que interveio sintetizando a história do PCP e da sua intervenção na sociedade portuguesa, a importância da acção de Álvaro Cunhal nesta história e os desafios que o futuro coloca aos comunistas. Em representação da Direcção da Organização da Cidade do Porto interveio também Pedro Carvalho que abordou asituação política na cidade do Porto. Houve ainda espaço para m momento de poesia e para a exibição dum filme evocativo da personalidade de Álvaro Cunhal.

Ler intervenção de Jaime Toga

Ler intervenção de Jerónimo de Sousa

[cincopa AgBAXHrQ6Pat]

Print Friendly, PDF & Email
Share