CDU reuniu com a Associação de Inquilinos para debater as consequências da nova Lei do Arrendamento Urbano

Com o objectivo abordar a situação resultante da aplicação desta legislação, Pedro Carvalho, Vereador da Câmara do Porto, acompanhado por outros eleitos da CDU e dirigentes do PCP, reuniu, no dia 15 de Fevereiro, com a Associação de Inquilinos do Norte de Portugal.

A aplicação da nova legislação do arrendamento, verdadeira lei dos despejos, conforme o PCP e a CDU alertaram atempadamente, está a revelar-se um enorme desastre social, pondo em causa a acesso à habitação a milhares de portuenses, com destaque para as pessoas idosas e carenciadas.

O vereador da CDU na Câmara do Porto considerou no final da reunião que a aplicação da nova legislação do arrendamento está a provocar “desespero num conjunto de pessoas carenciadas economicamente mas, sobretudo, na população mais envelhecida”.

Pedro Carvalho defendeu que deveriam ser estabelecidos protocolos entre a Câmara Municipal, as juntas de freguesia e a Associação de Inquilinos do Norte para prestar informações sobre a recente legislação.

No final de uma reunião com a Associação de Inquilinos do Norte de Portugal, o vereador da CDU explicou que a colaboração entre as diferentes entidades poderia passar pela cedência de espaços para a abertura de balcões onde os inquilinos pudessem dirigir-se para obter esclarecimentos sobre a lei e sobre os seus direitos.