CDU pretende melhores arruamentos e limpeza na zona da Lomba

O vereador da CDU na Câmara Municipal do Porto, Pedro Carvalho, acompanhado de outros eleitos da CDU da freguesia do Bonfim, realizou no Domingo, dia 23 de Dezembro, uma visita à Associação de Moradores da Lomba e à zona em que esta colectividade se insere.

A Lomba é um dos mais antigos lugares da freguesia do Bonfim que ainda mantém as características dum antigo bairro da zona industrial da cidade onde se desenvolveram, nos finais do século XIX as primeiras fábricas da cidade. Sendo uma zona antiga fora das principais vias de circulação esta zona tem sido esquecida e abandonada pela Câmara Municipal do Porto, o que se reflecte na falta de manutenção e abandono dos arruamentos. Outro problema verificado está num grande número de habitações em “Ilhas”, que carecem de infra-estruturas básicas de salubridade ou de outras que se encontram vazias e abandonadas e criam outros problemas de salubridade e segurança. A existência de várias derrocadas em casas devolutas te ameaçado a segurança de moradores em casas vizinhas e esta é também uma forte preocupação de quem reside nesta área.

A Associação de Moradores da Lomba, fundada em 1977, tem sido um importante dinamizador do desenvolvimento social nesta zona, que conta com cerca de 400 moradores. A actividade desenvolvida pela associação ao longo destes anos, desde a iniciativas desportivas e culturais até à disponibilização dum balneário público para moradores sem instalações sanitárias, foi saudada pelo vereador Pedro Carvalho.

O vereador da CDU declarou, também, que é necessário que a Câmara Municipal do Porto actue junto dos senhorios privados nas casas em risco e que apresentam situações de perigo para os vizinhos, assim como nas questões de salubridade envolvidas, chegando a haver quase lixeiras a céu aberto nestas zonas devolutas. Para o vereador da CDU é necessária uma acção mais interveniente nestas zonas por parte da Câmara, na conservação do espaço público e na melhoria das condições de habitabilidade, de forma a contrariar a queda demográfica da cidade do Porto, que se tem vindo a acentuar particularmente na freguesia do Bonfim que, de acordo com o último recenseamento, perdeu cerca de 15% da população.

Pedro Carvalho disse que vai abordar o tema junto da autarquia, bem como pedir que haja uma intervenção urgente para melhorar os arruamentos e a limpeza.

[cincopa AgEAQDbdiDXj]