CDU rejeita orçamento municipal para 2013, que aumenta a austeridade e a recessão, revelando a falta de estratégia política da coligação PSD/ CDS

A CDU anunciou em conferência de imprensa realizada no passado dia 9 de Dezembro, que votará contra o orçamento da autarquia para 2013, considerando que o documento “junta austeridade à austeridade e revela falta de estratégia da coligação PSD/CDS para a cidade”.

O vereador da CDU Pedro Carvalho afirmou que o orçamento que vai ser discutido e votado em reunião de câmara, na terça-feira, “não responde às necessidades efectivas da cidade” ao não apresentar “uma única ideia estruturante para responder aos problemas” com os quais o Porto se confronta. Na análise dos eleitos da CDU esta proposta de orçamento é reveladora de uma incapacidade reivindicativa, não apenas face à administração central, mas também de encontrar respostas que não sejam o adiamento/suspensão dos investimentos nas obras de reabilitação dos bairros municipais, mostra que o presente orçamento não é rigoroso quanto às previsões da despesa e da receita, deixando algumas almofadas financeiras para serem utilizadas”.

A CDU apontou também “a redução do investimento proposta e considera inadmissível que haja uma paragem nas obras de requalificação dos bairros”, afirmando que, “face ao que foi inscrito em 2010, a requalificação dos bairros teve uma redução de 12,4 milhões de euros, ou seja menos 63,6%”. Com este orçamento, a coligação PSD/CDS “continua a apostar na redução do investimento, e a financiar um negócio danoso para o erário público, que é a concessão de metade do serviço de recolha de resíduos sólidos e de limpeza da cidade” porque com o valor deste “negócio ruinoso para a cidade” podia-se ter iniciado a reabilitação do Mercado do Bolhão ou mantido o investimento na requalificação dos bairros.

A CDU criticou ainda continuar, mais uma vez, sem ter uma informação sobre o real orçamento das Corridas da Boavista, uma vez que o orçamento apenas refere que serão transferidos 700 mil euros para a empresa municipal Porto Lazer organizar em Junho a 5.ª edição desta iniciativa.

Para a CDU, a disponibilidade apresentada em relação ao Rosa Mota deve ser transferida para a requalificação do Bolhão, para o qual a autarquia prevê destinar, em 2013, 954 mil euros.

O documento contará com os votos contra dos deputados da CDU na Assembleia Municipal do Porto.

Ler texto integral da Conferência de Imprensa