Câmara do Porto deixa avançar degradação de “Ilha” de que é proprietária

O vereador da CDU na Câmara do Porto Pedro Carvalho denunciou este domingo o “abandono” do bairro da Bela Vista, no Bonfim, acusando a autarquia de pretender esperar pelo seu esvaziamento para o alienar para outros fins imobiliários.

No final de uma visita ao bairro, o autarca disse estarem devolutos 30 dos 44 fogos existentes, com todas as habitações a necessitar de uma intervenção profunda. “O nosso objectivo era denunciar, mais uma vez, a presença de casas devolutas em bairros municipais ou em casas do património da câmara, como neste caso, que era uma antiga ilha privada que foi doada à autarquia”, afirmou.

Segundo salientou, trata-se de um bairro que está “optimamente bem localizado e faz parte das raízes populares que dão alma à cidade”, nunca tendo tido qualquer intervenção por parte da câmara. Recordando que “todos os bairros que foram demolidos na cidade e todos os que não são intervencionados são apetecíveis do ponto de vista imobiliário”, Pedro Carvalho disse sentir que existe “uma inércia de tentar ver se o problema se resolve por si, desaparecendo as pessoas, para depois se arranjar uma solução como a venda do património municipal”.

Para a CDU, este não é caso único na cidade e é “escabroso” que se mantenham casas devolutas quando as necessidades de habitação social no Porto “têm vindo a aumentar, em virtude da crise económica, e quando a sua ocupação poderia também “constituir uma fonte de receita para a câmara”.

Pedro Carvalho criticou a falta de informação da autarquia quanto ao número de pedidos de habitação apresentados desde Maio de 2010, quando houve reabertura dos processos. “Hoje não sabemos ao certo quantos pedidos de habitação foram apresentados, só podemos fazer uma avaliação pelo que nos chega por via do gabinete de atendimento da CDU na câmara, onde 7 em cada 10 pessoas que recebemos vêm tratar de pedidos de habitação nova que são rejeitados”, disse. Para Pedro Carvalho, este silêncio da autarquia liderada por Rui Rio faz temer que “todos os pedidos apresentados desde Maio de 2010 tenha sido rejeitados, o que seria muito grave”.

No caso da Bela Vista, a CDU irá apresentar na próxima reunião de câmara “uma proposta de recomendação para que a câmara possa estudar, em colaboração com a associação de moradores, um projecto de reabilitação para a zona e de aproveitamento das casas devolutas”. Algo que, salientou, assume particular importância “num momento de crise e em que a nova lei do arrendamento vai promover os despejos, nomeadamente no centro histórico da cidade”.

Print Friendly, PDF & Email
Share