Sobre a intenção do Governo e da STCP em reduzir o número de ligações e serviços – Pela defesa do serviço público de transportes

Na sequência do famigerado Plano Estratégico de Transportes, preparado pelo Governo com o objectivo de destruir o sistema público de transportes, notícias hoje publicadas dão conta das propostas da Administração da STCP para a reestruturação do sistema de transportes.
Tais propostas – que apontam para uma redução brutal do número de ligações e serviços – confirmam as intenções já denunciadas pelo PCP em degradar o serviço público prestado à população e, dessa forma, abrir caminho à privatização da STCP.

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP repudia tais objectivos e não aceitará que, com o argumento de novas reestruturações, a STCP prossiga com mais uma redução de serviços e, por arrasto, à diminuição do quadro de pessoal da empresa.
Esta situação insere-se na sucessão de medidas assumidas por sucessivos governos do PSD/CDS e do PS há mais de uma década – em articulação com a Administração da STCP – e que levaram a que sejam exigidos custos cada vez maiores aos utentes em troca de cada vez menos serviços prestados.
Casos como este demonstram que o real objectivo das pretendidas “reestruturações” nos transportes é transferir o controlo público das empresas de transportes para as mãos do grande capital estrangeiro – em particular Alemão e Francês – de onde são oriundas empresas como a DB, a ARRIVA, ou a Transdev que já hoje operam em Portugal, sozinhas ou associadas a grupos económicos nacionais, como é o caso do Grupo Barraqueiro.
A DORP do PCP reafirma que a sua maior preocupação pelo rumo prosseguido pela STCP de redução da rede de transportes e de ataque aos direitos laborais dos seus trabalhadores e apela à luta desses trabalhadores e das populações, em unidade, na defesa do serviço público de transportes.

Porto, 15 de Dezembro de 2011
Gabinete de Imprensa da DORP do PCP