CDU denuncia perspectiva de encerramento de esquadras e postos de atendimento da PSP no Porto

No passado dia 9 de Dezembro Pedro Carvalho, Vereador da Câmara Municipal do Porto, acompanhado de outros eleitos e activistas da CDU, procedeu a visitas a várias das esquadras da PSP ameaçadas de encerramento no âmbito de um plano metropolitano de reorganização da rede de esquadras e postos, nomeadamente àquelas localizadas na R. do Paraíso, na R. João de Deus e na Pr. Coronel Pacheco.

No decorrer das visitas, foi possível constatar o desinvestimento crescente por parte do Ministério da Administração Interna nos meios materiais e humanos da PSP, que se tem traduzido na redução de efectivos, na redução de equipamentos fundamentais, como carros patrulha, e na degradação das condições da instalações das esquadras e postos.

Para a CDU, a concretização do encerramento das esquadras da R. do Paraíso, da R. João de Deus, da Pr. Coronel Pacheco e de Azevedo – Campanhã, a par com a indefinição da abertura da sucessivamente prometida nova esquadra de Aldoar, vai-se traduzir num agravamento do sentimento de insegurança, assim como numa redução ainda maior dos efectivos e dos meios operacionais disponíveis.

A ideia, invocada pelo Governo, que o encerramento de esquadras e postos liberta recursos e efectivos para o patrulhamento de rua é falsa, na medida em que apenas servirá para criar pretextos para novos cortes no futuro próximo suportados num suposto excesso de efectivos para a nova e mais reduzida rede de esquadras e postos e, por outro lado, porque não resolve o facto da maioria das viaturas da PSP se encontrarem actualmente paradas aguardando por reparações e manutenção.

Perante as informações, nalguns casos contraditórias, de fontes do Comando Metropolitano, o Vereador da CDU apresentou, na última reunião do executivo municipal, uma proposta de moção deliberando promover uma “reunião envolvendo a vereação, representantes das forças presentes na Assembleia Municipal e as Juntas de Freguesia, representantes do Ministério da Administração Interna e da estrutura de Comando da PSP no Porto, com vista a uma avaliação do plano de reestruturação de esquadras e postos da PSP na cidade do Porto e seus diversos impactos”, de forma a apreciar as alterações perspectivadas, os critérios em que se fundamentam e os seus impactos na cidade. Esta proposta foi rejeitada por Rui Rio e pela coligação PSD/CDS. Na altura, Rui Rio defendeu que um processo destes não deve ter “ruído”, optando, desta forma, por contribuir para o avanço do encerramento de mais esquadras. Segundo foi veiculando anteriormente por órgãos de comunicação social, Rui Rio já terá manifestado o seu acordo com os encerramentos previstos ao Ministério da Administração Interna. Desta forma, a coligação PSD/CDS, depois de ter estado recentemente de acordo com o encerramento de estações dos CTT, volta a dar mais um aval ao desinvestimento da Administração Central na cidade!

A CDU considera fundamental o reforço do investimento nos meios materiais e humanos da PSP, assim como na melhoria das instalações existentes, e denúncia o actual processo de encerramento de esquadras e postos no Porto.

A CDU apela à população, comerciantes e demais interessados para que se mobilizem contra esta perigosa e negativa intenção do Governo.

Print Friendly, PDF & Email
Share