Abandono da Escarpa das Fontaínhas coloca em perigo moradores

[cincopa AkKAUyq6Ix-D]

Em risco de derrocada há cerca de onze anos, os moradores das “ilhas” situadas na escarpa das Fontaínhas continuam a conviver diariamente com o risco de derrocada e, simultaneamente com a lixeira em que se transformou a zona evacuada em 2001. Para conhecer de perto esta situação, o Vereador da CDU, Pedro Carvalho, acompanhado de outros eleitos na Assembleia Municipal e na freguesia da Sé, realizou uma visita a esta zona da cidade, nomeadamente à Corticeira, Ilha da Capela e à Ilha da Tapada.

Nesta visita pode-se constatar que as casas que foram evacuadas em 2001 tornaram-se num foco de perigo e de insalubridade, com muito lixo e vegetação, tendo já deflagrado no ano passado um incêndio que colocou em perigo as restantes habitações. Da parte da Câmara Municipal do Porto o vereador Manuel Sampaio Pimentel fez várias promessas mas nenhuma acção concreta de limpeza foi realizada. Outros problemas como inundações e pequenas derrocadas são recorrentes e causam ansiedade e insegurança nos moradores desta zona.

Segundo declarou Pedro Carvalho “onze anos depois das grandes derrocadas a Sé continua a ser uma zona abandonada. Apesar das promessas deste executivo da Câmara nada foi feito”. Para o vereador da CDU “a Câmara devia resolver a situação destas habitações com os senhorios e demolir as que se encontram em ruínas, limpando os respectivos terrenos de lixos e entulhos”. Este assunto será levantado na próxima reunião de Câmara pelo vereador da CDU, que questionará o executivo pela inércia na resolução desta questão.

Print Friendly, PDF & Email
Share