A cidade do Porto está mais suja e os portuenses pagam cada vez mais pela sua limpeza

Nos últimos meses tem-se verificado, novamente, um agravamento nas condições de limpeza da cidade, situação que tem merecido inúmeras reclamações públicas por parte dos cidadãos. Esta situação tem merecido a preocupação dos eleitos municipais da CDU que, no passado dia 2 de Setembro, denunciou que a coligação PSD/ CDS-PP procura esconder esta realidade para favorecer o alargamento da privatização dos serviços de higiene urbana.

Embora em 2004 um estudo técnico, encomendado pela autarquia, tenha concluído que manter os serviços de limpeza na administração directa da autarquia, era mais vantajoso, a coligação PSD/ CDS-PP avançou em 2007, com a conivência dos vereadores do PS, com a sua privatização parcial. Esta decisão tem-se traduzido por uma crescente derrapagem na despesa com estes serviços. O concurso que foi aberto em 2007 numa base de 5,4 milhões de euros, acabou por ser adjudicado em 2009 por 7,1 milhões de euros mas, em 2010, o valor pago aos privados atingiu 9,7 milhões de euros. A privatização parcial deste serviço teve assim uma enorme derrapagem (cerca de 80%) entre o valor previsto no concurso e a factura final em 2010.

Apesar do aumento de custos, a situação da limpeza tem vindo a degradar-se como resultado duma tentativa deliberada de bloqueamento do trabalho dos serviços, desarticulando as chefias, diminuindo os dias de recolha e retirando pessoal do serviço de recolha.

Nesta conferência de imprensa, os eleitos da CDU denunciaram ainda que com o anunciado alargamento da área de concessão da limpeza urbana o custo anual irá atingir o valor de 16 milhões de euros (a preços de 2010). Verifica-se, assim, que com o fundamentalismo privatizador da coligação PSD/CDS, a cidade está mais suja, as queixas dos Portuenses aumentam e o Município paga cada vez mais para limpar o Porto!

Deste modo, a CDU, tendo em conta, também, a necessidade de racionalização dos custos municipais reclama a anulação do concurso para a concessão da limpeza de mais 40% da área da Cidade e para a reformulação dos serviços de limpeza municipais, de forma a que os mesmos possam desempenhar cabalmente as suas funções.

Leia aqui o texto completo da conferência de imprensa

Print Friendly, PDF & Email
Share