Comissão Nacional de Eleições dá razão à CDU

Durante a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2009 realizou-se na RTP um debate com os candidatos à Câmara Municipal do Porto. Durante o decorrer o debate a moderadora, jornalista Fátima Campos Ferreira, assumiu uma posição claramente discrimitória relativamente ao candidato apresentado pelo CDU não lhe permitindo o uso da palavra em igualdade com os restantes candidatos e concentrando a maioria do tempo do debate nos candidatos da coligação PSD-PP e do PS.

Neste sentido a CDU apresentou uma queixa na Comissão Nacional de Eleições devido à falta de imparcialidade da moderadora.

Analisados os factos a CNE entendeu publicar a seguinte decisão:

Visionado o debate em concreto, verifica-se que a moderadora, instada pelo candidato do PCP-PEV, no início da segunda parte do debate, quanto ao tempo dispendido pelas intervenções dos cabeças de lista da coligação PPD/ PSD/ CDS-PP e do PS, proferiu as seguintes expressões: “Há aqui duas pessoas também, os espectadores em casa compreendem que têm a possibilidade de chegar à Presidência, portanto nós também temos que perceber bem as estratégias deles os dois e agora vou ouvir a sua, faz favor…Sr. Dr. Faz favor…Há aqui critérios editoriais…”

A CNE conclui assim que “Ora transmitir a ideia de que apenas alguns dos candidatos podiam vir a assumir o lugar de presidente da Câmara não cumpre com rigor o distanciamento que é devido aos jornalistas quando tratam de matéria eleitoral”, deliberando que “Assim propõe-se recomendar à jornalista Fátima Campos Ferreira que, no futuro, deve abster-se de produzir declarações que possam ser entendidas como uma forma de tratamento discriminatório entre candidaturas”.

Ler aqui a versão integral da deliberação da Comissão Nacional de Eleições

Print Friendly, PDF & Email
Share