Voto de Pesar pelo Falecimento do Maestro Manuel Ivo Cruz

Na reunião de Câmara realizada a 10 de Janeiro de 2011, o Vereador eleito pela CDU, Rui Sá, Apresentou o seguinte voto de pesar relativo ao falecimento do Maestro Manuel Ivo Cruz. Este voto foi aprovado por unanimidade.

 

VOTO DE PESAR

Faleceu, no passado dia 25 de Dezembro, com 75 anos, o maestro, compositor, historiador e musicólogo Manuel Ivo Cruz.

Nascido em Lisboa, em 1935, Manuel Ivo Soares Cardoso Cruz – filho do maestro Ivo Cruz (1901-1985) – formou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Deu o primeiro concerto, ainda como estudante, em 1954, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, e formou-se com distinção, como maestro, pela Academia de Mozart da Universidade de Salzburgo, na Áustria.
Regressado a Lisboa, tornou-se director musical e chefe da Orquestra Filarmónica de Lisboa.

Dirigiu programas de música da RTP, colaborou nas temporadas de ópera do Teatro da Trindade, em Lisboa, e nos concertos das orquestras sinfónicas da RDP.
Foi maestro-director do Teatro Nacional de São Carlos, fundou e dirigiu os Cursos Internacionais da Costa do Estoril, e foi maestro convidado em diversos concertos e óperas em Espanha, Alemanha, França, Grécia, Itália, Brasil, Estados Unidos da América, Rússia e Venezuela.

Foi presidente e director artístico do Círculo Portuense de Ópera, no Porto, e da Ópera de Câmara do Real Teatro de Queluz.

Procurou divulgar obras musicais portuguesas menos conhecidas, fazendo, para isso, investigação na área da musicologia histórica portuguesa e apresentando um vasto reportório documentado, publicado pela EMI, Numérica e Tecla.

Manuel Ivo Cruz recebeu, em 1969, o Prémio Moreira e Sá do Orfeão Portuense e foi distinguido pela França com o título de Oficial de Mérito Cultural e Artístico, e pelo Brasil com a Ordem do Rio Branco.

Foi ainda agraciado com a condecoração portuguesa de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2004, nas comemorações do 50.º aniversário da carreira artística, com a Medalha Municipal de Mérito, grau ouro, entregue pela Câmara Municipal do Porto, município onde se radicou nos últimos 25 anos da sua vida.

Consciente da relevância da actividade desenvolvida por Manuel Ivo Cruz, a Câmara Municipal do Porto curva-se respeitosamente perante a sua memória e apresenta sentidas condolências à sua família.

Porto, 10 de Janeiro de 2011

O Vereador da CDU – Coligação Democrática Unitária

Rui Sá

Print Friendly, PDF & Email
Share