Voto de Pesar pelo Falecimento de Arnaldo Mesquita

Na reunião de Câmara realizada a 10 de Janeiro de 2011, o Vereador eleito pela CDU, Rui Sá, Apresentou o seguinte voto de pesar relativo ao falecimento de Arnaldo Mesquita, advogado portuense e defensor dos presos políticos.. Este voto foi aprovado por unanimidade.

VOTO DE PESAR

Faleceu, no passado dia 1 de Janeiro, com 80 anos, Arnaldo Mesquita.

Advogado com escritório no Porto, Arnaldo Mesquita desenvolveu uma intensa actividade política e de cidadania de resistência à ditadura, tendo aderido, ainda estudante de Direito, em Coimbra, ao MUD Juvenil (de cuja Direcção fez parte), no início de um trajecto que o fez participar em todas as batalhas do Movimento de Oposição Democrática, juntamente com outros vultos que o Porto se orgulha de ter albergado, como Ruy Luís Gomes, Virgínia Moura, José Morgado, Lobão Vital.

Militante do PCP desde 1949 até ao fim da sua vida, Arnaldo Mesquita destacou-se pela coragem com que, como advogado, defendeu inúmeros presos políticos.

Em consequência dessa intensa actividade, Arnaldo Mesquita foi também ele perseguido pela ditadura, tendo sido preso três vezes pela PIDE e sofrido brutais torturas que o abalaram fisicamente mas mantiveram incólumes as suas profundas convicções políticas e pessoais.

Consciente do importante contributo que Arnaldo Mesquita deu, pelo seu exemplo e pela sua coragem, para o estabelecimento do actual regime democrático, a Câmara Municipal do Porto curva-se respeitosamente perante a sua memória e apresenta sentidas condolências à sua família.

Porto, 10 de Janeiro de 2011

O Vereador da CDU – Coligação Democrática Unitária