Sobre a degradação dos espaços públicos do Porto

Intervenção do Vereador da CDU, Rui Sá, na reunião de Câmara de 21 de Setembro

[cincopa 10779751]

O Dr. Rui Rio veio recentemente, junto dos orgãos de comunicação social, tecer um conjunto de considerações caluniosas e mentirosas sobre o PCP, a propósito do regulamento de propaganda e a proibição que ele pretende impôr sobre a propaganda política na cidade. No entanto Rui Rio não consegue explicar porque motivo publicidade comercial, muitas vezes de grandes dimensões e invasiva do espaço público, ou que choca com o património cultural da cidade é autorizada, emquanto que a propaganda política, constituída geralmente por mupis amovíveis choca, segundo o alto critério do Presidente da Câmara, com a estética da cidade.

Estas declarações caluniosas de Rui Rio foram desmontadas, na ultima reunião da Câmara pelo vereador da CDU que apresentou um conjunto de exemplos (ver imagens anexas) que demonstram que a degradação da cidade se deve essencialmente à negligência a que este Executivo votou a limpeza da cidade.

Em declarações aos jornais Rui Rio fez questão de sublinhar o “esforço permanente” (sic) que alegadamente a autarquia tem vindo a desenvolver, no sentido de intensificar e preservar a segurança na cidade, no âmbito das suas competências e em áreas que, aparentemente, até nem ostentariam uma relação estreita e directa com esse problemática. Citou, até, e a propósito, o antigo Mayor de Nova Iorque, quando este alertava “O panorama apresentado por uma cidade com as paredes grafitadas, com vidros partidos e com desmazelo não tem apenas que ver com o turismo, mas tem também que ver, e muito, com um clima propício a determinado tipo de comportamentos sociais”, apontou, aludindo, a propósito, ao diferendo actualmente existente com o PCP sobre a necessidade de observância das regras. Ou seja Rui Rio, de forma indirecta e mentirosa, pretende assacar as culpa da sua própria negligência na limpeza da cidade. Na realidade Rui Rio tem-se mostrado negligente com a deficiente limpeza da cidade e com a poluição visual resultante da proliferação de publicidade comercial nas zonas nobres da cidade conforme demonstram as imagens anexas. Apenas a propaganda político o incomoda.

Sobre este assunto ler também:Intervenção do deputado municipal da CDU Belmiro Magalhães na Assembleia Municipal de 22 de Dezembro