Moradores das Fontaínhas emparedados pela Câmara

Moradores das Fontaínhas emparedados pela Câmara

 [cincopa 10724027]

No passado dia 21 de Agosto, no âmbito das tradicionais visitas de Domingo da CDU, o Vereador Rui Sá e outros eleitos da CDU na Assembleia Municipal e Junta de Freguesia, estiveram nas Fontaínhas a convite dos moradores desta. Os residentes nesta zona do Centro Histórico do Porto estão revoltados com o facto da Câmara ter emparedado, há 15 dias, uma passagem que unia aquela zona aos Guindais.

Esta situação remonta ao Inverno de 2001 quando um deslizamento de terras no Bairro da Tapada colocou a escarpa em risco e obrigou ao realojamento de cerca de 50 famílias que habitavam e à interrupção do arruamento que ligava o Largo Actor Dias ao Passeio das Fontaínhas. Desde então que, em anos sucessivos tem sido inscrita uma verba siginificativa para a reparação e reabertura do arruamento, mas cuja execução não tem saído da gaveta.

Não obstante, “há 15 dias”, a Câmara do Porto, mandou emparedar a passagem que unia as Fontainhas aos Guindais. “Disseram que era para evitar que viessem para aqui toxicodependentes, mas na verdade isto só veio piorar as questões de segurança”, referiram os moradores da Rua do Miradouro, uma vez que “desta forma, e caso aconteça um incêndio nas habitações abandonadas, os bombeiros não têm como chegar ao local”. Outro dos transtornos que esta situação acarreta a estes moradores, maioritarimanete idosos, é terem perdido o caminho que fazia ligação ao cemitério do Prado do Repouso, obrigando-os a grandes desvios para chegarem ao destino.

O vereador da CDU Rui Sá, explicou que “a Câmara, inscreveu nos orçamentos de 2008 e 2009 uma verba (cerca de um milhão de euros) para resolver este problema” e que ao não inclui o valor nas contas de 2010 e “ao construir os muros, com o argumento de que é para impedir que marginais passem para o interior do terreno”, a Autarquia está ” a tentar varrer o lixo para debaixo do tapete, não resolvendo um problema fundamental de ligação entre duas zonas da cidade”. Esta situação e os prejuízos daí decorrentes para os moradores das Fontaínhas serão levantados pelo Vereador da CDU na próxima reunião de Câmara.

Print Friendly, PDF & Email
Share