CDU denuncia o estado de degradação do Bairro Raínha D. Leonor como indício da vontade de Rui Rio em o demolir

CDU denuncia o estado de degradação do Bairro Raínha D. Leonor como indício da vontade de Rui Rio em o demolir

 [cincopa 10677132]

O vereador da CDU na Câmara do Porto, Rui Sá, está preocupado com o estado de degradação do bairro Rainha D. Leonor, em Lordelo do Ouro, considerando “claros” os “indícios” de que querem deitar o bairro abaixo. “O bairro Rainha D. Leonor está cada vez mais degradado, com muitas casas entaipadas ou devolutas e apresenta risco de derrocada em escadas e varandas”, disse Rui Sá, no final de uma visita ao bairro social, na freguesia de Lordelo do Ouro.

Rui Sá realçou que “tendo em conta o estado de degradação e as vistas maravilhosas que tem sobre o rio [Douro] faz pressupor que [a Câmara do Porto] tenha a mesma intenção que tem para o Aleixo: deitar abaixo”. O vereador da CDU na autarquia portuense promete levar o caso à próxima reunião do executivo camarário para “fazer força para que não tenha o mesmo destino que o [bairro do] Aleixo”. “Parece-me que os indícios de querem deitar o bairro abaixo são claros”, sublinhou, acrescentando que há 11 meses, depois de uma visita semelhante à de hoje, chamou a atenção “ao doutor Rui Rio de que aquele bairro é o único do grupo 1, designação dos bairros mais degradados, que ainda não tinha obras nem planos”. “Na altura, disse-me que ia analisar a situação, mas nada foi feito desde então”, acrescentou.

Durante a visita, o vereador comunista foi “surpreendido” por uma concentração de moradores do bairro Rainha D. Leonor, da freguesia da Foz, que, contou, “denunciaram que 11 casas que foram recuperadas nunca foram ocupadas”. “Encontrei famílias que saíram enquanto as casas eram recuperadas e já passou um ano e meio sem que fossem chamadas”, criticou, considerando que “a câmara não proceder ao realojamento dos moradores é incompreensível”.

Notícia da LUSA

 

Print Friendly, PDF & Email
Share