Ministério das Obras Públicas confirma que expansão da rede do Metro será adiada devido ao PEC

Ministério das Obras Públicas confirma que expansão da rede do Metro será adiada devido ao PEC  

Em resposta a uma pergunta do Grupo Parlamentar do PCP relativa aos sucessivos atrasos no lançamento das linhas de expansão do Metro do Porto, o Ministério das Obras Públicas confirmou aquilo que a DORP do PCP já havia denunciado em conferência de imprensa no dia 10 de Maio, que o Metro do Porto será “vítima” do PEC.

Ao afirmar que futuros projectos serão avaliados à luz dos critérios de restrição orçamental impostos pelo PEC, o Governo faz tábua rasa de anos de atraso na expansão na rede do Metro do Porto que são da responsabilidade dos Governos PS, com a cumplicidade da Junta Metropolitana do Porto de maioria PSD.

Este novo adiamento, a somar a muitos anos de atrasos, origina mais uma discriminação negativa da região, particularmente grave por coincidir com a grave crise social e económica que se faz sentir com maior intensidade no distrito.

Esta é mais uma prova do erro político que foi a governamentalização da Metro do Porto, que não apenas levou à estagnação do projecto de expansão das linhas, como gerou uma situação de falência técnica, em consequência do sub-financiamento crónico imposto a esta empresa.

Neste cenário, mais do que nunca, importa reafirmar a importância da defesa do carácter público deste projecto metropolitano, bem como a rápida execução das obras em curso e pelo avanço das linhas da Trofa, Matosinhos Sul, Valbom e prolongamento de Gaia.

Clique aqui para ler a resposta integral do Governo

Porto, 9 de Junho de 2010

O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP

Print Friendly, PDF & Email
Share