Falta de diálogo da Câmara Municipal do Porto com as associações de moradores

 

O vereador da CDU da Câmara do Porto, Rui Sá, visitou no passado Domingo, 23 de Maio, o bairro da Associação de Moradores de Massarelos, onde viu “in loco” os problemas existentes e criticou a falta de diálogo da autarquia com estas associações.

Esta visita destinou-se a verificar “in loco” os problemas com os quais se debatem as casas e os acessos do bairro da Associação de Moradores. A informação recolhida durante esta visita servirá de base para a elaboração dum conjunto de propostas para a resolução destes problemas a apresentar na Câmara do Porto.

“Os moradores das casas que estão na cota baixa, para poder aceder à cota alta, têm que passar numa espécie de rampa sem quaisquer condições de segurança”, disse o vereador da CDU, avançando que irá “tentar intermediar com a Universidade do Porto – proprietária desses terrenos – a possibilidade da construção de uma escada com condições”.

Segundo Rui Sá, há também “situações de terrenos com alguma instabilidade que resultam em problemas sérios de saneamento mas também questões relacionados com os espaços verdes”, o que na sua opinião poderia ser solucionável com protocolos entre a câmara e a associação de moradores.

“Se a câmara tivesse disponibilidade para dialogar com as associações de moradores os problemas seriam mais fáceis de resolver”, realçou.

Segundo Rui Sá, outro dos objetivos desta visita foi lamentar o chumbo de uma proposta sua entregue na Câmara do Porto para a criação de um gabinete na autarquia “que envolvesse pessoas do urbanismo para ajudar as 12 associações de moradores que no pós-25 abril construíram cerca 900 habitações”.

“Estas casas foram construídas em terrenos municipais e o primeiro passo seria a legalização dos terrenos e depois o licenciamento das construções”, explicou o vereador.

Rui Sá deu o exemplo do bairro que hoje visitou, em Massarelos – com 65 as habitações – onde a ausência de licenciamento impede a associação de moradores de conseguir “o financiamento da banca para obras de requalificação que são necessárias

Fonte: Agência Lusa

Print Friendly, PDF & Email
Share