CDU desafia o CDS-PP a ser coerente fazendo a redução dos vencimentos exorbitantes que institucionalizaram nas empresas municipais do Porto

Com o seu inconfundível estilo demagógico, o Dr. Paulo Portas tem vindo a propor medidas de “moralização” nos gastos públicos, designadamente ao nível da redução de vencimentos dos agentes políticos e dos gestores públicos.

Na empresa Águas do Porto, EM, o Presidente do Conselho de Administração é, também, Presidente da Distrital do Porto do partido do Dr. Paulo Portas que, aliás, tem a maioria desse Conselho de Administração, dado que um dos vogais é o outro Vereador eleito pelo CDS/PP.

De acordo com informações públicas do próprio Município, nessa empresa o designado “Presidente da Comissão de Reestruturação” recebe, por intermédio de uma empresa privada que o próprio criou, 12.500 euros mensais.

Um valor significativamente superior ao que recebem a generalidade dos detentores de cargos políticos e de uma parte significativa de gestores públicos, com a vantagem, para o próprio, de o tipo de contrato não lhe atribuir qualquer tipo de responsabilidades legais.

Deste modo, a CDU – Coligação Democrática Unitária/ Cidade do Porto, desafia o Dr. Paulo Portas a ser coerente, propondo aos seus colegas de partido com responsabilidades na gestão da empresa Águas do Porto a redução de tão elevada remuneração, dado que, de acordo com as suas palavras, “a situação do País exige sacrifícios” e “o exemplo deve ser dado por aqueles que servem a “causa pública””.

Se tal não acontecer, o Dr. Paulo Portas e os seus colegas de partido mostrarão à evidência de que a proposta que incansavelmente tem vindo a repetir, mais não é do que uma máscara de “ética” com fins populistas que, podendo adequar-se ao período carnavalesco que estamos a viver, não resiste ao primeiro exemplo de medidas que o seu próprio partido poderia tomar.

Porto, 15 de Fevereiro de 2010

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Cidade do Porto