Requalificar a Frente Ribeirinha de Lordelo

 

O espaço junto ao rio Douro em Lordelo tem potencialidades para ser um dos mais agradáveis espaços de lazer do Porto. No entanto, dado o abandono e o desinteresse da autarquia, este espaço tem vindo a degradar-se e a perder as grandes potencialidades para a dinamização do Turismo e da Qualidade de Vida dos seus habitantes. Para se inteirar desta situação o Vereador da CDU Rui Sá, acompanhado por eleitos da CDU na Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro visitaram esta frente ribeirinha.

Um dos problemas mais graves é a suspensão do serviço de transporte fluvial que ligava Lordelo à Afurada. Este serviço era utilizado diariamente por várias centenas de pessoas que se deslocavam nos dois sentidos. Suspenso há cerca dum mês e sem perspectiva de retoma do serviço a curto prazo esta suspensão tem afectado gravemente a mobilidade das populações de ambas as margens do Rio Douro. Conforme declarou o vereador da CDU “não faz sentido é as populações de ambas as margens do rio ficarem sem este meio de transporte, sobrtetudo depois de tanto se ter falado dum plano de recuperação dos vaporetos no rio Douro”. Se não houver uma solução a curto prazo deste problema pela actual concessionária deverá a ser feita a abertura dum novo concurso.

Nesta visita os elitos da CDU em Lordelo chamaram ainda a atenção para degradação de muitos equipamentos instalados nesta zona, nomeadamente os antigos estaleiros, actualmente abandonados e a servir de refúgio a toxicodependentes, assim como o “Observatório das Aves”. Outro monumento, de grande interesse como pólo de atracção turística e um dos melhores miradouros da cidade do porto é a Capela de Santa Catarina, cujo espaço exterior tem estado votado ao abandono e não está devidamente sinalizada. Nesta visita Rui Sá criticou ainda a incapacidade do Presidente da Câmara Municipal do Porto em conseguir apresentar projectos viáveis que para a requalificação desta zona que possam ser negociados com a APDL, ao contrário do que tem vindo a suceder na frente ribeirinha de Vila Nova de Gaia.

Print Friendly, PDF & Email
Share