CDU propõe reformulação do trânsito na Lapa

Na reunião de Câmara de 22 de Setembro o Vereador da CDU apresentou a seguinte proposta de recomendação que foi aprovada por unanimidade:

PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO

Considerando que:

1. A Rua de Cervantes tem dois sentidos em toda a sua extensão;

2. Esta rua dá acesso a importantes equipamentos (instalações do CCD dos trabalhadores da Câmara Municipal do Porto, Escola Irene Lisboa, Ordem e Igreja da Lapa, etc), núcleos habitacionais (caso do bairro da Associação de Moradores da Lapa e do PER de Salgueiros) e estação de metro da Lapa;

E tendo em conta que:

1. Por estes factos, a rua está sempre muito congestionada, com estacionamentos dos dois lados, o que dificulta a passagem de viaturas nos dois sentidos;

2. Há zonas da rua onde não se conseguem cruzar duas viaturas ligeiras, o que obriga, muitas vezes, á execução de marchas a trás, com os problemas daí decorrentes;

3. Os peões vêem-se, muitas vezes obrigados a circularem pelo meio da rua, devido à inexistência de passeios, com a agravante de muitos desses peões serem crianças nas suas deslocações para as escolas;

4. O estacionamento desregrado, dificulta, muitas vezes, o acesso dos moradores às suas habitações e/ou a circulação de viaturas de emergência;

5. O parque de estacionamento municipal da Rua de Cervantes apresenta, frequentemente, níveis diminutos de ocupação;

E dado que:

1. Esta situação tem causado diversos conflitos no local e mesmo acidentes.

A Câmara Municipal do Porto, reunida em 22 de Setembro de 2009, recomenda ao Senhor Vereador do Pelouro do Urbanismo e da Mobilidade que, até ao final do seu mandato, inicie a elaborção de uma proposta de reestruturação viária da zona de Cervantes/Lapa, que possa ser analisado pelo Executivo que vier a ser eleito em 11 de Outubro próximo

Porto, 21 de Setembro de 2009

O Vereador da CDU – Coligação Democrática Unitária